HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Primeiro Resultado do Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias no Amazonas


O Programa é resultado da parceria do Grupo de Apoio à Criança com câncer - GACC, junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam.


PUBLICADO DIA: 05/07/2017 13:02 Última atualização: 25/04/2024 06:42:34 Legenda:
Créditos: Assessoria de Comunicação Hemoam

Em março deste ano, o Instituto Ronald Mc Donald, por meio do GACC, firmou uma parceria com a Fundação Hemoam, por meio da assinatura do Convênio - Acessório nº 201643. A parceria se refere ao Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias no ineterior do Estado, que visa identificar o diagnóstico precoce das leucemias agudas nos municípios de Itacoatiara e Coari. Para a execução do projeto, o Instituto destinou um aporte de R$ 110.061,50 (Cento e dez mil, sessenta e um reais e cinquenta centavos).

Profissionais da saúde de nível médio e superior, que atuam nos pólos da Hemorrede do Estado, nos municípios de Itacoatiara e Coari receberam capacitação técnica e teórica sobre diagnóstico precoce das leucemias.  O Programa é resultado da parceria do Grupo de Apoio à Criança com câncer - GACC, junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam.

O programa de capacitação aos técnicos desses municípios foi dividido em 4 turmas e vai até agosto deste ano,  conforme o cronograma do convênio, sendo dois cursos, no município de Itacoatiara e dois, em Coari, para atender 37 técnicos de laboratórios. O curso em Itacoatiara, atenderão técnicos de Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã   e Urucurituba, já em Coari participarão técnicos de Tefé e Codajás.

A participação das Secretarias de Saúde do estado e desses municípios no projeto foi necessária e de grande contribuição para assegurar o deslocamento dos pacientes com suspeita de leucemia, identificados por esses técnicos do programa, ao Hemoam. Em Manaus serão realizados estudos na área de Imuno, Hematologia e Citopatologia desses pacientes, em um prazo de 48 horas, a contar de sua chegada, na sede da Fundação Hemoam.

Primeiros Resultados do Programa

Em 14 de junho chegou à Fundação Hemoam o Pequeno Yago Lorenzo Barbosa de um ano e 6 meses, diagnosticado com leucemia (LLA), pelos técnicos do Projeto de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias, precisamente,  por um técnico de Anori, no dia 13. Este município fica a cerca de  234 quilômetros  de Manaus.

Lorenzo está internado na Fundação Hospitalar Hemoam, onde a equipe médica já deu início  ao tratamento quimioterápico. A responsável pelo Lorenzo, Dona Eliane Silva de Oliveira, diz “Esse projeto salvou a vida do meu filho, quando ele fez o exame de sangue em Anori a Técnica de laboratório, Ingrid Tavares, entregou o exame direto a Dra. Diana Ursula Ponce Alonzo da unidade de saúde local”. A Secretaria Municipal de saúde de Anori viabilizou a chegada do menino Lorenzo à Fundação Hemoam, pois as chances de cura nesse caso, quando o diagnóstico é precoce, são enormes e chegam a 83% de probabilidade, segundo dados do Ministério da Saúde. 

 

Foto e Texto: Luan Neves/ASCOM-HEMOAM






Paginação