HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Secretaria de Saúde do Estado realizou XV Corrida Pela Vida


A 15ª Corrida pela Vida da Fundação Hemoam, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, teve um percurso de 5 km com muita alegria, saúde e solidariedade.


PUBLICADO DIA: 27/11/2017 19:32 Última atualização: 19/03/2024 07:33:08 Legenda:
Créditos:

A largada da XV Corrida Pela Vida foi dada às 7h de domingo (26), pelo Diretor-Presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Dr. Nelson Fraiji, no estacionamento da Instituição. O evento contou com a participação de mil atletas inscritos. O relógio da NeoCompetições marcava 12 min. e 41 seg. quando o primeiro competidor ultrapassou  a linha de chegada.

 

A recepção dos atletas foi com som de qualidade, frutas, bebidas, e chuveirinhos para hidratação dos participantes, nas redes sociais muitos elogios pela organização do evento que teve o apoio da Fundação de Apoio ao Hemoam, Sangue Nativo e dos parceiros da Instituição: Sejel, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Amazonas, Manaustrans, Samu, Semulsp, Grupo Raio de Sol, Grupo Rede Amazônica.

 

A secretária de Juventude e Lazer, Janaína Chagas, que no ato representou o Governador do Estado do Amazonas, agradeceu aos que compareceram para prestigiar a Corrida Pela Vida, na oportunidade, a secretária parabenizou a todos os doadores voluntários de sangue, o Diretor-Presidente do Hemoam reforçou o compromisso da Instituição, que é ligada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, em prestar assistência à saúde e garantir sangue com qualidade dentro do Estado. Foi realizada uma oração pela saúde dos pacientes assistidos no Hemoam no momento que anteceu a largada.

 

 

Em sua primeira corrida de rua, a senhora Lucelia Camurça, competiu com o nº 127 e disse estar satisfeita com o evento e feliz pois estar em busca de seu bem-estar “ essa é a primeira vez que participo de uma corrida e levo comigo a mensagem de

“Luta pela vida, principalmente, para mim que estou pela busca de saúde visto o sobre peso” disse Lucelia.

 

O Dia Nacional do Doador de Sangue  é comemorado em 25 de novembro, data que foi promulgada pelo presidente Castelo Branco por meio do decreto nº 53.988, faz uma homenagem  a todas as pessoas que se dispõem a doar sangue voluntariamente. Em Manaus, a Fundação Hemoam, ógão ligado a Secretaria de Estado Saúde promoveu uma homenagem especial aos doadores voluntários de sangue, na sexta-feira (24), às 8h30, no auditório do Hemoam.

 

A homenagem foi conduzida por diretores e gestores da Instituição com a participação dos doadores de sangue, das categorias ouro, prata e diamante.  O evento teve a  apresentação da Camerata de Violões do Liceu de Artes Claudio Santoro (Sec), Coral Esperança (Hemoam), Declamação de poesia que os  pacientes da Instituição também prestaram seus agradecimentos a esses doadores, foram homenageados com a entrega da placa ‘’Parceiro pela Vida’’, as Instituições parceiras do Hemoam, que durante o ano participaram ativamente das campanhas de doação de sangue, por meio das coletas internas e externas.

 

Dr.Nelson Fraiji, parabenizou os doadores de sangue e destacou a importância que tem o doador para a sociedade, ‘’Parabenizo aquelas pessoas que dedicam parte de seu tempo para vir ao Hemoam e fazer a sua doação para o próximo. O doador de sangue é uma peça fundamental para mantermos nosso trabalho de salvar vidas’’.

 

 O Brasil é o maior país da América Latina, sendo o que menos doa sangue comparado a outros países, dados da Organização Pan-Americana a Saúde (OPAS) de 2015, que  mostram que Brasil abrange 59,52% da sua dimensão populacional na assistência do sangue, enquanto a Argentina atende 65,74% e Uruguai 84,38%.

A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016 alertou que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, visto que a Organização recomenda como ideal 3% a 5%, O Ministério da Saúde (MS) tem como meta abranger 2,2% a 2,3% do público até 2020.

 

 

 






Paginação