HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Natal com + Amor no Hemoam


Hemoam promove confraternização de Natal para incentivar doação de sangue


PUBLICADO DIA: 21/12/2017 12:39 Última atualização: 18/03/2024 23:23:19 Legenda: Papai Noel Visita Hemoam
Créditos: ASCOM/HEMOAM

Com o tema “Neste Natal, presenteie a vida com seu sangue”, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), instituição ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza às 8h desta sexta-feira (22/12), uma confraternização para os doadores de sangue. O evento, que será realizado no Bloco C da Fundação, reunirá doadores do Hemoam para confraternizar e convocar a sociedade a doar sangue.

 

O objetivo do encontro é divulgar a importância da doação de sangue em períodos críticos, como o de festas de fim de ano. Além disso, a ação visa também promover a valorização do doador voluntário de sangue e contribuir para o equilíbrio do estoque de sangue.

 

A abertura do evento será feita pelo diretor-presidente do Hemoam, Dr. Nelson Fraiji. O Papai Noel da Secretaria de Estado de Cultura  também participará do evento, junto com doadores, servidores e colaboradores do Hemoam.

 

Baixo estoque - O Hemoam está convocando pessoas com sangue de fator A e B negativos e B positivo, para doação com urgência, por conta do baixo estoque destes tipos sanguíneos. A medida visa garantir o estoque de sangue do Hemocentro, que atende todas as unidades de saúde do Amazonas.

 

Durante o período de férias, o número de doações de sangue costuma cair no Amazonas. Muitos viajam nessa época do ano e os que vão para o interior, a áreas endêmicas, de mata, ficam inaptos para doar sangue, segundo os critérios de triagem para controle das doenças epidemiológicas. Outro agravante é que nesse período de festas de fim de ano o número de acidentes costuma ser maior. “Em geral, as solicitações de bolsas de sangue dos hospitais e prontos-socorros também crescem”, explica a gerente de Fracionamento do Hemoam, Maria José Coelho.

 

Para manter o estoque de sangue em alta, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), precisa de pelo menos 250 doadores por dia. “É necessário ter 800 bolsas de sangue para atender os hospitais públicos e privados do Amazonas. Abaixo disso, é considerado estado crítico”, ressalta a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga. 


Critérios para doar sangue – Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.

 

Os doadores também devem estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.


Unidades de coleta

É possível doar sangue em dois pontos na capital: 

- Maternidade Ana Braga

Avenida Alameda Cosme Ferreira – Aleixo

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 13h30 

- Fundação Hemoam

Avenida Constantino Nery – Chapada

Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h






Paginação