HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam promove treinamento para integrar as agências transfusionais da capital e do interior


O Sistema AT é uma plataforma online que reúne as informações sobre pacientes e doadores


PUBLICADO DIA: 18/01/2018 18:55 Última atualização: 19/03/2024 05:56:03 Legenda:
Créditos: ASCOM HEMOAM / SUSAM / SECOM

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), inicia, de 23 a 25 deste mês, uma programação de treinamento para integrar, em um único sistema, todas as Agências Transfusionais da capital e dointerior.  O treinamento, no Sistema HEMOSYS / Agências Transfusionais – AT, inicia com as unidades da capital e será feito na sede do órgão, para servidores de hospitais e prontos-socorros.

O Hemoam é o hemocentro responsável em coletar, processar e distribuir o sangue no Estado do Amazonas. As agências transfusionais são responsáveis por todo o processo de armazenagem do sangue e de seus derivados, além de  realizar exames pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões  dentro da unidade. De acordo com o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, o objetivo é melhorar o controle na distribuição, utilização e monitoramento do uso de sangue e seus derivados. “Com o treinamento, vamos concluir a implantação do sistema nas agências transfusionais da capital e aperfeiçoar o uso naquelas onde o mesmo já está implantado. Em seguida, as unidades da Hemorrede de transfusão do interior também irão passar pelo mesmo processo. Essa integração melhora o processo de comunicação entre as agências e o Hemoam e garante a qualidade do sangue e derivados usados nas unidades de saúde”, destaca o diretor, ao ressaltar que o treinamento para o interior inicia logo após o Carnaval.

O Sistema AT é uma plataforma online que reúne as informações sobre pacientes e doadores, concentrado de hemácias, plasma, plaquetas, tipos sanguíneos, resultado de exames e controle de dados interno da própria unidade. “O sistema também facilitará ao Hemoam gerenciar essas informações, acompanhar o trabalho e dar suporte às unidades”, destaca o diretor. Pelo sistema, as agências externas ao Hemoam podem realizar a solicitação dos componentes do sangue (plasma, plaquetas, hemácias) para estoque e transfusão online. Pelo mesmo sistema as agências deverão informar ao Hemocentro o destino dos componentes solicitados, permitindo assim o rastreamento dessas bolsas.

Interior – A segunda etapa do programa de treinamento do Hemoam no Sistema HEMOSYS/Agências Transfusionais–AT  será para o interior e começará com os municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba,Novo Airão, Itapiranga, Autazes, Urucurituba, Urucará, Careiro Castanho, São Sebastião do Uatumã e Boa vista do Ramos. Para o interior, o treinamento acontecerá no módulo à distancia, a fim de contemplar a todos simultaneamente e reduzir custos para a Instituição. A iniciativa do Hemoam também corresponde às determinações da Associação Americana de Banco de Sangue - AABB, uma vez que o Hemocentro participa do processo de Acreditação Internacional, um título importante a ser agregado ao Sistema de Qualidade dos serviços oferecidos pelo Hemocentro à população do estado do Amazonas. 






Paginação