HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam no Carnaval 2018 a Festa de Todos


Hemoam terá ações de coleta de sangue para reforçar estoque no Carnaval


PUBLICADO DIA: 30/01/2018 15:00 Última atualização: 19/03/2024 08:06:24 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta semana uma campanha de reforço à coleta de sangue, para atender as unidades de saúde no período do Carnaval. Durante o mês de fevereiro, o órgão levará a unidade móvel Vampirão para diferentes zonas de Manaus. A meta é arrecadar pelo menos 250 bolsas de sangue por dia.

 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, as campanhas de doação de sangue são importantes para garantir a segurança transfusional no estado. “Durante os períodos de festas, tende a aumentar o número de acidentes e é necessário reforçar os estoques de sangue. Por isso, contamos com o apoio da população para doar sangue voluntariamente e ajudar a salvar vidas. Estaremos em órgãos públicos e empresas privadas para fazer a coleta”, declarou.

 

A subgerente de Coleta Externa do Hemoam, Eleonora Araújo, destacou que é importante garantir os estoques também para o período pós-Carnaval. “Temos uma alta demanda nas festas e as doações tendem a cair após o Carnaval, por isso é importante conseguirmos um bom estoque que atenda também as unidades de saúde depois da semana de folia”, explicou.

 

Programação – Na próxima sexta-feira (02/02), o Vampirão estará realizando coleta, das 8h às 17h, na sede da Coca-Cola. No dia seguinte, a coleta ocorrerá no mesmo horário na Igreja Universal. O Tribunal de Justiça do Amazonas receberá a unidade móvel de coleta na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h.

 

Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o Vampirão irá, respectivamente, à sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), das 8h às 12h; Recofarma, das 8h às 17h; e Whirpool, das 8h às 15h. No dia 17 de fevereiro, a unidade móvel realizará coleta em evento no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Já nos dias 22, 23 e 24, a coleta de sangue será no Senac, no centro de Manaus, Grupo Simões e na Igreja Adventista.

 

Funcionamento durante o Carnaval - No sábado de Carnaval (10/02), o Hemoam estará aberto de 8h às 18h. O expediente voltará a funcionar na quarta-feira de cinzas, dia 14, das 12h às 18h. Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.

 

Os doadores também devem estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.

 

É possível doar sangue em dois pontos na capital: na Maternidade Ana Braga, na Avenida Alameda Cosme Ferreira – Aleixo, com funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 13h30; e na Fundação Hemoam, Avenida Constantino Nery – Chapada, de segunda a sábado, das 7h às 18h.

 

Bloco do Vampirão - Participando há mais de 20 anos do carnaval amazonense, o Bloco do Vampirão abre as festividades do desfile no Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Teixeira, zona centro-sul de Manaus, dia 10, às 15h. O tradicional bloco reforçará a necessidade da doação voluntária de sangue, levando para o Sambódromo os vampiros Rei e Rainha Vamp e outras alegorias. O Vampirão conta com a participação de servidores do Hemoam, doadores de sangue e familiares de pacientes.

 

O Bloco do Vampirão é uma iniciativa dos servidores do Hemoam, apoiada pela Associação dos Servidores da Fundação Hemoam (ASFHAM) e em parceria com o Vida Ativa – Bloco da Terceira Idade da Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel).

 

Texto: Luan Neves/ASCOM-HEMOAM






Paginação