HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Bolsistas do PAIC apresentam pesquisas desenvolvidas no Hemoam em Congresso na Ufam


Trabalhos foram apresentados no mês de maio


PUBLICADO DIA: 26/06/2018 14:22 Última atualização: 20/04/2024 12:24:14 Legenda:
Créditos:

As acadêmicas de Biomedicina Kezia Padilha da Silva e de Ciências Biológicas Izabele de Souza Guimarães, bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC) na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), apresentaram pesquisas desenvolvidas no setor de imuno-hematologia da instituição no II Congresso de Biomedicina da Região Norte e VII Encontro de Biomedicina do Amazonas.

O objetivo dos projetos é aumentar a segurança transfusional e redução de custo. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nos dias 9 e 11 de maio. As pesquisas receberam orientação do pesquisador e gerente de imuno-hematologia, Sérgio Albuquerque. As bolsas do PAIC são financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Em um dos projetos é possível verificar se os doadores com fenótipo RhD negativo também são geneticamente RhD negativos. “Eles podem ter uma baixíssima expressão de antígenos RhD não detectáveis pelos métodos convencionais utilizados na rotina, sendo necessária a utilização de testes de DNA, como o PCR multiplex e testes de adsorção eluição para a detecção do gene RhD e evitar assim uma transfusão incompatível. No outro projeto estudamos a frequência genotípica do sistema Diego  (Dia e Dib) em doadores e pacientes, sendo este de importância transfusional principalmente na região amazônica”. ressaltou o Dr. Sérgio.

O método de PCR RFLP utilizado neste estudo é fundamental, reduzindo o custo e aumentando a especificidade do teste em relação aos reagentes para a detecção fenotípica que são de altíssimo custo e não havendo disponibilidade no Mercado, no caso do anticorpo anti-Dib pela alta frequência do antigen Dib em populações como a americana e européia. 

 






Paginação