Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam > Notícias

Servidores do HEMOAM participam de treinamento para Manuseio do Sistema por Aférese


Com equipamentos de alta tecnologia, o método de doação permite a extração de maior quantidade de plaquetas de um único doador.


PUBLICADO DIA: 14/02/2019 13:21:01 Última atualização: 22/03/2019 12:03:07 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) iniciou esta semana o treinamento dos enfermeiros da Instituição para operar o sistema por aférese de forma adequada e segura, para procedimentos de coleta de concentrado plaquetário de doador único, doação de hemácias duplas e procedimento terapêutico. O treinamento foi realizado nos dias 11 a 14 de fevereiro. A enfermeira Consultora da CEI – Tecnologia a Serviço da Saúde, Mônica Torres Ribeiro, ministra o treinamento para os servidores do setor do ciclo do sangue.

 

A capacitação está sendo realizada por meio do Departamento do Ciclo do Sangue em parceria com o Departamento de Recursos Humanos e tem como objetivo levar mais conhecimento sobre o processo da coleta de sangue por meio de aférese para a equipe.  

 

A enfermeira consultora Mônica Torres Ribeiro ressalta que a máquina de aférese é de importância vital para os pacientes. “Com essa metodologia é possível extrair de um único doador o volume e quantidade de plaquetas idênticas a de seis a oito em uma doação tradicional de sangue”, explicou.

 

A chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga, frisou que o Hemoam já oferece esse serviço para todos os hospitais públicos e privados do Amazonas. “Realizamos em média 200 procedimentos externos e os profissionais vêm sendo capacitados para melhorar ainda mais o desempenho da técnica”, informou a Dra. Socorro Viga.

 

 






Paginação