HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

A importância da doação de sangue e os benefícios dos doadores de sangue


Com apenas 450 ml do seu sangue, você ajuda a salvar até quatro vidas.


PUBLICADO DIA: 02/04/2019 16:07 Última atualização: 19/03/2024 07:23:04 Legenda:
Créditos:

A doação de sangue é um ato voluntário de amor ao próximo e com uma simples doação e com apenas 450 ml do seu sangue, você ajuda a salvar até quatro vidas e pra tornar isso ainda mais especial e ajudar quem realmente precisa, melhor do que doar uma vez é tornar-se um doador frequente.

 

Manter os estoques dos bancos de sangue não é missão fácil, isso porque os Hemocentros precisam estar constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência quanto quem tiver necessidade de bolsas de sangue de tempos em tempos (devido a tratamentos e internações de longo período).

 

Por isso a doação é tão importante e os benefícios são inúmeros e o principal deles é a satisfação de ajudar pessoas que não tem outra opção para a saúde e dependem de pessoas solidárias para seguir com a vida.

 

A partir da 3° doação consecutiva o doador tem direito a ‘Carteirinha de Doador’ e com a carteirinha uma série de estímulos especiais, que quase ninguém conhece e estão disponíveis para os doadores voluntários.

 

Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por exemplo, os doadores tem direito a consulta com o Clínico Geral da instituição, podendo ser marcada pelo telefone 3655-0150 / 3655-0149 ou pessoalmente, além desse benefício, os doadores também possuem direito a outros, conforme as leis a seguir:

 

De acordo com a LEI N° 1546, DE 10 DE JANEIRO DE 2011 (D.O.M. 11.01.2011 Nº 2602, ANO XII).

 

Institui a meia-entrada para doadores de sangue em eventos de esporte, cultura, lazer e entretenimento realizados na cidade de Manaus.

 

LEI N° 1.100, DE 18 DE JANEIRO DE 2007.

 

Parágrafo Único – Será concedido folga ao servidor público municipal no dia em que este efetivar a sua doação, sendo-lhe ainda concedido mais um dia de folga, a sua escolha, em um período de até 30 dias, a contar daquela data.

 

LEI N° 1546, DE 10 DE JANEIRO DE 2011 (D.O.M. 11.01.2011 – N° 2602, Ano XII).

 

Art. 1° Fica assegurado ao doador de sangue, devidamente registrado na Fundação Hemoam, o pagamento de metade do valor do ingresso efetivamente cobrado em eventos de esporte, cultura, lazer e entretenimento realizados na cidade de Manaus. O direito a este benefício será dado ao doador de sangue que fizer ao menos duas doações por ano, o que será comprovado por emissão de carteira anualmente renovada com base em comprovante emitido pela Fundação Hemoam.

 

LEI N. 391 DE 4 DE SETEMBRO DE 2014 (D.O.L.M. 08.09.2014 – N.209, Ano II).

 

Art. 1° Os doadores voluntários de sangue terão isenção do pagamento de taxa de inscrição em corridas realizadas no município de Manaus.

 

Parágrafo único. A isenção da taxa de inscrição fica concedida à comprovação de três doações consecutivas de sangue para homens e duas para mulheres em um período de 12 (doze) meses anteriores à data das corridas.

 

Lembrando que a doação salva vidas, é um ato altruísta e voluntário que beneficia pessoas conhecidas e desconhecidas, além de muito simples, não afeta a saúde do doador. A doação beneficia ao doador, porque traz a nobre satisfação por ajudar ao próximo. É uma atitude de pleno exercício de cidadania e de exemplar responsabilidade social. Doe Sangue e Salve Vidas.






Paginação