HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Em 100 dias, Hemoam reiniciou três grandes obras na Capital e Interior


As obras serão fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento e serviços da Fundação.


PUBLICADO DIA: 16/04/2019 17:39 Última atualização: 19/03/2024 08:13:30 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (HEMOAM) ao longo dos primeiros 100 dias da nova gestão, alcançou conquistas relevantes para a comunidade interna e ainda para a população que é atendida pelos serviços oferecidos pela instituição. O Hemoam acelerou o andamento de três grandes obras que irão ampliar a capacidade de atendimento e serviços da Fundação, na capital e no interior do Estado.

O Hospital do sangue já passa de 35% de execução, desde sua retomada, no dia 28 de dezembro. Além disso, foi reiniciada também a obra para construção do hemonúcleo de Coari.  Abaixo podemos acompanhar outras conquistas importantes para o Hemoam e seus usuários.

 

Criação do NAS e PPRA

 

Criamos o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), setor direcionado para planejar e executar políticas de apoio e amparo ao servidor do Hemoam.  Uma das primeiras ações desenvolvida pelo NAS é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que está em andamento com o intuito de garantir um ambiente seguro para todos.

 

Setor de Custo

 

Criamos o setor de custos, que é uma ferramenta administrativa com o intuito de, levantar conhecer e identificar minunciosamente todos os gastos e custo operacional de todas as atividades e serviços prestados pela instituição. O objetivo é o manejo de recursos, evitar desperdício e direcionamento do orçamento para questões fundamentais.

 

Comitê das Fundações

 

Estamos em constante diálogo com todas as Fundações de saúde do estado, na qual semanalmente é discutido ações, troca de experiência e propostas para melhoria do serviço prestado pelas entidades envolvidas.

 

Pesquisa

Implantamos a Gerência de Pesquisa e Núcleo de Publicações com o propósito de aumentar o nível do Mestrado em Hematologia do Hemoam e, a partir daí, viabilizar a implementação do Doutorado também nessa área.

 

Plantão 12h na Coleta

 

Instituímos a escala de plantão de doze horas para os Técnicos de Hemoterapia da sala de coleta. A mudança era esperada há alguns anos e permite que os servidores ofereçam um atendimento de maior qualidade, tendo em vista que passam a equilibrar a jornada de trabalho e de descanso de maneira mais efetiva.

 

Compra de Cadeiras para Técnicos da Coleta

 

Substituímos as cadeiras utilizadas pelos servidores do setor de coleta. As cadeiras foram avaliadas e aprovadas pela Fisioterapeuta Tomomi Iuamoto e proporcionará mais conforto e segurança para os servidores que atuam nessa área.

 

Aquisição de Terreno  

 

O setor de Patrimônio também registrou conquistas em 2019. O HEMOAM recebeu a doação de um terreno no bairro Santa Etelvina, medindo 30x160m onde será construída a área de lazer dos servidores, além de uma casa de Apoio aos familiares de pacientes oriundos de municípios do interior do Estado. No mesmo terreno iremos construir o Hemoam norte, cuja proposta será ampliar os serviços da instituição para aquela região da cidade.

 

Criação do Comitê Social  

 

Instauramos também um comitê social para gerenciar situações de crise e submeter propostas de melhorias no atendimento aos pacientes da instituição. A comissão é formada por profissionais da área médica, psicologia, enfermagem, serviço social, ouvidoria, além de mães de pacientes e pacientes da Fundação.

 

Participação no Plano Estadual de Saúde  

 

Somos a única fundação que está participando do Plano Estadual de Saúde (2019 – 2020). Esse plano faz parte de um planejamento estratégico envolvendo as principais atividades da Susam. Estamos participando ativamente desse planejamento, que irá impactar inclusive no plano plurianual da Fundação. 

 

Implantação da Engenharia Clínica

 

Iniciamos o projeto de implementação da Engenharia Clínica do Hemoam, com o propósito de nos tornarmos autossuficientes na manutenção preventiva e corretiva, calibração, certificação das cabines e todos os demais serviços de manutenção especializados que atualmente são terceirizados.  

 

Participação do GBTLI 2019

 

Estamos engajados na formatação do novo protocolo de atendimento do GBTLI - Grupo Brasileiro para Tratamento da Leucemia Linfóide Aguda. Vale lembrar que somos a única instituição que adotou o GBTLI-2009 e agora somos instrumentos de construção da nova versão do protocolo 2019.

 

Articulações Políticas

 

A fim de proporcionar o melhor para o Hemoam, estamos em constantes articulações com os poderes Executivo e Legislativo. Nos últimos 90 dias recebemos deputados estaduais e federal apresentando projetos e apontando caminhos para que o Hemoam possa crescer ainda mais.

Equipamentos Hospital do Sangue

 

Estamos pressionando pela tramitação de processo de aquisição de equipamentos para o Hospital do Sangue, totalizando 72 equipamentos médico-hospitalares e mobiliário. Além deste, também estamos formatando outro processo para aquisição de mais 1.794 equipamentos, com expectativa de compra até o final do ano.

 

Melhoria no Atendimento Ambulatorial

 

Criamos a central de reagendamento junto ao Departamento de Atendimento a Paciente (DAP) para facilitar e agilizar o processo de registro de consultas e serviços médicos para os pacientes, de modo a reduzir problemas e reclamações relacionadas ao atendimento ambulatorial.

 

Hospital do Sangue

 

As obras do Hospital do Sangue estão a todo vapor. Desde sua retomada, no dia 28 de dezembro, já passamos de 35% de execução do Hospital, o que nos aproxima ainda mais da realização desse tão sonhado projeto.

 

 

 

 

 





Paginação