HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Tecnologia de primeiro mundo garante sangue seguro no Amazonas


A circulação do sangue e seus componentes exige um alto padrão de qualidade e segurança.


PUBLICADO DIA: 27/06/2019 17:49 Última atualização: 28/03/2024 08:00:13 Legenda:
Créditos:

Anualmente, mais de 24 mil litros de sangue e 79.653 hemocomponentes (produtos sanguíneos) circulam no Amazonas por meio de uma rede exclusiva, chamada de Hemorrede do Amazonas. Todo esse sangue é utilizado para fins de urgência, emergência e manutenção da saúde de pacientes com doenças graves. A circulação do sangue e seus componentes exige um alto padrão de qualidade e segurança para que o ato transfusional não apresente risco de contaminação aos receptores.

 

Para garantir a máxima segurança e para atender à Portaria nº 5, do Ministério da Saúde (MS), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), responsável pela Hemorrede Amazonas, conta com tecnologia de primeiro mundo. A rede faz a coleta, fracionamento das bolsas de sangue, exames de sorologia e NAT (Teste de Ácido Nucleico), exames de Imunohematologia  e distribuição do sangue.

 

De acordo com a gerente de Sorologia do Hemoam, Cláudia Abrahim, 100% dos testes sorológicos e moleculares (NAT) realizados pela instituição são automatizados, o que reduz drasticamente a ocorrência de erro humano na manipulação das amostras e na consolidação dos resultados. Antes da liberação de qualquer componente do sangue para transfusão, o mesmo passa por uma série de exames, tais como dois testes para HIV, dois para hepatite B, dois para hepatite C (Sorologia E NAT), um para sífilis, um para HTLV e um para doença de Chagas.

 

“Utilizamos a mesma tecnologia que hemocentros dos Estados Unidos e Europa, tanto para a triagem sorológica quanto para a molecular (NAT). Tais tecnologias nos permitem avaliações com 100% de sensibilidade  e no mínimo 98% de especificidade para as doenças transmissíveis pelo sangue”, destacou Cláudia, que também é farmacêutica bioquímica e mestre em Patologia Tropical.

 

Dados do Hemoam apontam que, só em 2018, 2.194 bolsas de sangue foram descartadas após a triagem sorológica e molecular, sendo 1.961 da capital e 233 do interior. As três maiores ocorrências para o descarte foram sífilis, em primeiro lugar; e hepatite B e C, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

Todo sangue coletado por meio da doação voluntária passa por essa análise antes de ser distribuído e transfundido no paciente. Atualmente, o Hemoam atende com demandas de sangue, só na capital, 27 unidades de saúde, públicas e privadas.

 

Texto: Felipe Nascimento. 

 

 

 






Paginação