HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam encerra turma 2018/2019 com apresentação de 16 projetos científicos na área da saúde


A atividade acontece anualmente e consiste em defesas orais de conclusão de projetos de iniciação científica.


PUBLICADO DIA: 30/08/2019 16:57 Última atualização: 19/03/2024 01:51:06 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou, nesta sexta-feira (30/08), o encerramento da turma 2018/2019 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/Hemoam), financiado e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam). Os resultados de 16 projetos na área da saúde, desenvolvidos ao longo dos últimos 12 meses passaram por banca examinadora, no auditório da Fundação Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada.

 

A atividade acontece anualmente e consiste em defesas orais de conclusão de projetos de iniciação científica, elaborados por alunos dos cursos de ciências da saúde, visando atender ao interesse do Hemoam, tais como prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Os trabalhos foram avaliados por pesquisadores doutores e pela equipe técnica da Fundação.

 

O gerente de Pesquisa da Fundação, Allyson Guimarães da Costa, ressalta que o Paic é a primeira etapa de qualquer cientista hoje no Brasil.

 

“É uma etapa crucial para o desenvolver científico do estudante de graduação. Nessa etapa, ele vai aprender e começar a vislumbrar as primeiras ferramentas que vai utilizar na pesquisa científica. É nesse primeiro momento que o aluno decide se ele quer ser um cientista ou trabalhar na parte de rotina. Os que se descobrem nesse momento, posteriormente fazem um mestrado, doutorado e seguem na carreira científica”, destacou Allyson Guimarães.

 

Criado há 13 anos, o Paic é um importante programa de incentivo ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do Ensino Superior. No Hemoam, o programa foi implantado em 2006 e desde a sua criação tem auxiliado na formação de vários estudantes, principalmente da área de saúde.

 

Premiação – A estudante de Farmácia, Letícia Alencar Kiong, teve a pesquisa premiada, ao avaliar fragilidades nas etapas do tratamento para pacientes que necessitam de transplante de medula óssea.

 

“O Hemoam oferece o diagnóstico de todas as etapas do tratamento, exceto no caso de transplante. Aqui no Amazonas não existe uma unidade hospitalar transplantadora, então os pacientes são encaminhados para fora do estado. Nisso nós verificamos que nosso estado vem sofrendo muitas dificuldades e limitações por conta de não haver essa etapa do tratamento. Mas, em contrapartida, a construção do Hospital do Sangue promete trazer essa modalidade de terapia”, explica Letícia.

 

Nova turma – Enquanto os dezesseis estudantes estão concluindo essa etapa do Paic 2018/2019, outros estão ingressando na nova edição do programa. Desta vez, serão 29 estudantes bolsistas.

 

Ítalo Colares é um desses estudantes. Ele cursa Farmácia e descobriu o Paic/Hemoam durante uma mentoria na faculdade. Está vai ser a primeira experiência do estudante na área da pesquisa. “Eu já tenho orientador e tema de projeto, e estou conhecendo o que vou estudar. Estou na etapa de fazer revisões bibliográficas diariamente para conseguir o máximo de informação possível pra começar as partes práticas e laboratoriais”, conta Ítalo.

 

Os bolsistas têm encontros semanais com os orientadores do Hemoam e cumprem uma carga horária de 20 horas por semana durante 12 meses.

 

 






Paginação