HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Dia Mundial do Doador de Sangue



PUBLICADO DIA: 16/01/2017 20:48 Última atualização: 19/04/2024 05:45:36 Legenda:
Créditos: HEMOAM
O Doador de Sangue nos tempos modernos ganhou força junto à opinião pública com o apoio do Governo Federal. Entre outras ações no ano de 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma iniciativa justa e de reconhecimento público para homenagear e fazer um agradecimento fraterno a todos os Cidadãos que praticam esse ato voluntário de amor a vida.

Segundo a pesquisa feita sobre o tema, neste 14 de junho comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Outra data importante para lembrar a importância do Doador de Sangue é mais longa. Uma semana inteira para a população externar seus sentimentos de respeito e gratidão ao Doador de Sangue, na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, dia 11 de novembro, instituída pelo Ministério da Saúde em 1964.

“Muito Obrigado aos Doadores!
Essa é a expressão mais sincera e bem empregada neste momento.’’
Dr. Nelson Fraiji

Os servidores do Hemoam, representados,na pessoa do diretor-presidente, Dr. Nelson Fraiji, externa os mais sinceros sentimentos de respeito e apreço a todos os doadores de sangue. “Muito Obrigado!. Essa é a expressão mais sincera e bem empregada neste momento. Nossa gratidão será eterna. Boa saúde e muitos anos de vida a todos os nossos Doadores, reforça o presidente.


Karl Landsteiner

Imunologista e patologista norte-americano, de origem austríaca, nasceu a 14 de junho de 1868, em Viena, e faleceu a 26 de junho de 1943, em Nova Iorque. Foi galardoado com o Prêmio Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1930, por ter descoberto os grupos sanguíneos mais importantes (1901).

Desenvolveu o sistema de tipo de sangue ABO, o que permitiu que a transfusão sanguínea se tornasse uma prática médica corrente. Embora o seu nome esteja indubitavelmente ligado à descoberta dos principais grupos sanguíneos - A, B, AB e O - Karl Landsteiner, em muito contribuiu para o estudo e progresso de várias áreas, como a Anatomia Patológica, Histologia e Imunologia.






Paginação