HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Corrida pela Vida do HEMOAM reúne mil pessoas nesse domingo


A corrida premiou os cinco primeiros colocados nas categorias masculino, feminino e doadores de sangue.


PUBLICADO DIA: 24/11/2019 12:03 Última atualização: 19/03/2024 08:04:19 Legenda:
Créditos:

1000 pessoas participaram da 17ª edição da Corrida Pela Vida, que aconteceu nesse domingo (24/11), partindo da Avenida Constantino Nery do estacionamento do Hemoam, seguindo a avenida Theomário Pinto (Antiga Darcy Vargas) até a avenida Pedro Teixeira, num percurso de 5km.

 Após 12 minutos e 17 segundos de prova o atleta Juarez Rosa Silva foi o primeiro a completar a corrida. "É muito importante salvar vidas. Queria parabenizar o Hemoam pela corrida que une duas coisas muito importantes: a qualidade de vida e a saúde e o incentivo à doação de sangue. Fico feliz de fazer parte disso", disse.

A corrida premiou os cinco primeiros colocados nas categorias masculino,  feminino e doadores de sangue. Entre os corredores, estava também a Socorro Reis. A atleta começou a correr na edição de 2017 justamente na Corrida pela Vida do Hemoam. Ela já era doadora de sangue e decidiu também começar a correr. "Essa é uma corrida que eu não perco. Quero sempre participar. Porque sei da importância do ato da doação. Eu mesma precisei de sangue uma vez pra uma cirurgia e foi aí que comecei a doar e agora a correr também", afirmou.

Este é um dos objetivos da corrida. Além disso, o evento também arrecada fundos para serem revertidos em melhorias no atendimento de crianças e adultos em tratamento no Hemoam. “Os tratamentos têm um custo alto e quando há uma situação de urgência a gente consegue suprir a demanda com recursos oriundos desse tipo de ação”, lembrou o diretor técnico da instituição e médico hematologista, Rodrigo Leitão.

São centenas de pacientes com doenças no sangue atendidos na Fundação. Alguns deles estiveram na corrida como voluntários. Eles foram convidados a entregar as medalhas para os corredores. Muitos ainda estão em tratamento, outros como o Leandro Moraes, já estão curados. Leandro teve leucemia e conseguiu fazer transplante de medula óssea. Hoje está saudável e só faz consultas de rotina no Hemoam. "Eu me emociono muito presenciando a Corrida pela Vida porque eu sei que aqui tem pessoas que doaram sangue pra mim e por conta dessas pessoas eu sou grato porque estou aqui" disse.

 A corrida ainda arrecadou  pacotes de fralda e leite. A doação será destinada ao Grupo Raio de Sol, entidade sem fins lucrativos que apoia as famílias de pacientes infantis do Hemoam com ajuda social. O evento marca o início das comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

Novembro - O mês de novembro foi escolhido por anteceder um período crítico nos estoques de sangue de todo país em virtude das férias, datas comemorativas de fim de ano, além do Carnaval. O objetivo do mês é sensibilizar para o ato solidário da doação de sangue, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Sobre o Hemoam - O Hemoam é o órgão do Governo do Amazonas responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional para todo o Estado, que anualmente viabiliza a circulação de aproximadamente 26 mil litros de sangue para transfusões. A Fundação é referência no tratamento de pacientes adultos e infantis com câncer e outras doenças do sangue, tais como as leucemias e anemias falciformes






Paginação