HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam usa aplicativo para convocar doadores de sangue


Ferramenta de mensagens instantâneas começou a ser testada durante a Semana do Doador de Sangue, que visa estabilizar estoque na instituição.


PUBLICADO DIA: 29/11/2019 16:21 Última atualização: 19/03/2024 03:32:58 Legenda:
Créditos:

A preocupação com a instabilidade nos estoques de sangue e a dificuldade de convocar doadores que atendam ao chamado para comparecerem ao hemocentro fez com que a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) modernizasse a estratégia de convocação de doadores de sangue cadastrados na instituição. Desde o inicio desta semana, o hemocentro começou a utilizar um dos aplicativos mais populares no ramo de mensagens instantâneas de texto, o Whatsapp.

 

O intuito do Hemoam é inverter a queda do estoque em períodos específicos do ano: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e junho, quando o abastecimento de sangue fica bastante crítico. Daí o uso do app de mensagens, que é atualmente o mais utilizado no Brasil e no mundo, e que teve lançada em janeiro do ano passado sua versão WhatsApp Business, voltada exclusivamente para o meio corporativo.

 

“Hoje nós entramos em contato com os doadores por telefone e nós fazemos essas ligações uma a uma, com uma capacidade de pessoal limitada. Com o aplicativo, numa única mensagem, teremos como atingir centenas de pessoas”, justificou a assistente social, Wanderleia Ribeiro, gerente de Captação de Doadores do Hemoam. “O tempo que estaremos economizando vamos converter em mensagens estimulando e mantendo contato para o retorno daqueles que já vieram doar”, acrescentou.

 

Hoje o Hemoam tem mais de 500 mil doadores cadastrados; no entanto, pouco mais de 150 mil pessoas comparecem regularmente para fazerem a doação. A faixa etária predominante é de 27 a 37 anos, e mais de 70% dos doadores é do sexo masculino.

 

Para equilibrar esses números, o hemocentro fará contato, transmitirá campanhas e avisará todos os doadores sempre que o estoque ou algum grupo sanguíneo estiver em baixa. “A tendência é nós ampliarmos esse serviço, para que o doador possa também tirar suas dúvidas e agendar sua doação”, antecipou a assistente social, Wanderleia Ribeiro.

 

Até a primeira quinzena do próximo mês, o aplicativo será a principal ferramenta de convocação de doadores do Hemoam. A instituição já iniciou o teste do aplicativo com alguns doadores de sangue, criando grupos por tipos sanguíneos. O aplicativo garante o sigilo das informações dos doadores.

 

Texto: Felipe Nascimento

 






Paginação