HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Bloco da saúde leva conscientização para a avenida


Os blocos do Vampirão e Xô Mosquito abriram o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus alertando para doação de sangue e doenças virais.


PUBLICADO DIA: 22/02/2020 20:38 Última atualização: 28/03/2024 09:11:16 Legenda:
Créditos:

A manutenção do estoque de sangue nos hospitais públicos e privado da capital por meio da doação voluntária e orientações de como eliminar os riscos de doenças como dengue, zika e chikungunya foram as mensagens que abriu a noite de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, neste sábado (22).

Nem a chuva do inicio da noite espantou os mais de 300 foliões que passaram na avenida representando a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) com o propósito de conscientização. Conhecido como o Bloco da Saúde, o desfile reuniu servidores públicos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS): bloco do ‘Vampirão’ e o bloco ‘Xô Mosquito’, respectivamente. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também prestigiaram o bloco da saúde.

“É muito saudável e simbólico que vários órgãos e profissionais que atuam na saúde abram o carnaval levando mensagens em favor do cuidado com a saúde da população. O estoque de sangue, por exemplo, precisa da colaboração de todos. Doar sangue é sempre um ato de amor ao próximo e estamos aqui para lembrar a população disso”, declarou a diretora-presidente e médica hematologista do Hemoam, Socorro Sampaio.

"A chuva presente no desfile também foi uma personagem importante, pois estamos em plena sazonalidade das viroses como dengue, onde tem água parada tem mosquito", alertou a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-AM, Amanda Andion. Ela destacou que o Bloco Xô Mosquito vem justamente chamar atenção para o acúmulo de água parada que pode servir como criadouro do mosquito da dengue.

Coleta de sangue no carnaval

Para evitar a queda do estoque o Hemoam terá horário diferenciado durante os dias de Carnaval. A coleta na sede do Hemoam. Na segunda-feira (24/02) a coleta funcionará de 7h às 16h. Na terça (24/02) o atendimento não funcionará. Na quarta-feira (26/02), abre das 13h às 18h.

Nesse éríodo a unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, no São José, não funcionará, retornando às atividades na quinta-feira (27/02). Os interessados em doar sangue podem comparecer à sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397.

 






Paginação