HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

HEMOAM NEWS - 16 a 20 de março


ESPECIAL COMBATE AO CORONAVÍRUS


PUBLICADO DIA: 23/03/2020 10:22 Última atualização: 28/03/2024 15:45:43 Legenda:
Créditos:

♦ Hemoam adota plano de contingência contra Covid-19

 

A diretoria do Hemoam criou no início dessa semana um comitê de crise para definir ações preventivas contra a epidemia do novo Coronavírus, na instituição. Os encontros diários resultaram na elaboração de três notas técnicas encaminhadas à Susam. A primeira (001/2020 – GAB/DP) fala sobre as medidas gerais que estão sendo adotadas, em conformidade ao decreto estadual n 42.061; a segunda nota técnica (002/2020 – GAB/DP) fala sobre as medidas para a área da Hemoterapia. A terceira (003/2020 – GAB/DP) para a área da Assistência.

 

♦ Servidores

 

Os servidores acima dos 60 anos, considerados grupo de risco, e que atuam no atendimento ao público podem ser remanejados de posto de trabalho, mediante avaliação do gestor imediato. Quem tem doença como diabete, hipertensão, doença cardíaca ou renal, doença pulmonar obstrutiva crônica e neoplasias deve procurar o NAS para fins comprobatórios e posterior medida de remanejamento de posto junto ao seu gestor.
 
Alguns servidores com sintomas de gripe e/ou outras síndromes respiratórias estão sendo liberados para o regime de home office (trabalho remoto de casa) por alguns dias, mediante comprovação médica e solicitação do gestor imediato para o RH. Quem viajou para áreas onde há contaminação coletiva também terá que trabalhar de casa por sete dias.
 
Para o setor administrativo, qualquer visita ou outra atividade que resulte em contato ou aproximação física com pessoas externas da instituição deverá ser evitada ao máximo. Elevadores e aglomerações no restaurante também deve ser evitado.

 

♦ Hemoterapia

 

O Ciclo do Sangue continua com o mesmo horário de funcionamento. Porém, os funcionários que atendem diretamente o público estão orientados a usar máscara de proteção. Além disso, foi criado um ambiente de espera na área externa para evitar aglomerações no salão de doação e os doadores estão sendo orientados a ocuparem cadeiras de forma alternada, para manter a distância mínima de 1 metro entre os candidatos à doação. As alterações valem para triagem, doação e área do lanche.  O agendamento da doação via telefone também está sendo estimulado. As consultas, solicitação de exames e encaminhamento para os doadores estão suspensos. Acompanhantes estão sendo orientados a aguardar na área externa do setor de doação. O protocolo de higiene contra vírus foi reforçado.  A coleta externa seguirá com o calendário já definido, respeitando os cuidados com aglomeração e higiene.

 

♦ Assistência e Laboratório

 

O acesso ao BLOCO E está mais rigoroso. As visitas à enfermaria e à internação estão suspensas. Cada paciente tem direito a um único acompanhante. Acompanhantes estão sendo orientados a usar equipamento de proteção. O kit de utensílios individuais (como cobertores e etc) será controlado.

No ambulatório, a agenda de consultas está sendo reorganizada para evitar aglomeração de pacientes e familiares. A prioridade no atendimento é para pacientes idosos, em horários diferentes dos outros pacientes. As consultas de pacientes em situação estável estão sendo adiadas. Consultas de rotina da equipe multidisciplinar estão suspensas. As consultas de casos mais graves e urgência serão mantidas.

No laboratório, os idosos estão sendo orientados a ficarem na área externa para pré-cadastro e depois serão atendidos direto na coleta do exame.

 

 

 






Paginação