HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Amazonas utilizará plasma sanguíneo no tratamento de Covid-19


Protocolo de estudo está em fase final de elaboração pelo Hemoam e deverá ser submetido ao conselho de ética nos próximos dias


PUBLICADO DIA: 08/04/2020 18:26 Última atualização: 28/03/2024 18:44:52 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está trabalhando num protocolo que estudará o efeito do plasma sanguíneo extraído de pessoas que foram curadas do novo coronavírus (Covid-19) e injetado  em pacientes em estado grave da doença.

 

O estudo está sendo realizado em conjunto com outros oito hemocentros brasileiros. Os testes devem iniciar na próxima quinzena de abril.

 

A expectativa desse protocolo é ter o mesmo sucesso obtido em estudos similares para combater doenças graves como a H1N1 e o ebola. Países como a China, Espanha e EUA já estão utilizando a técnica para combater a Covid-19.

“O plasma convalescente, ou seja, que carrega  anticorpos contra determinada doença viral, foi bastante eficiente nessas duas ocasiões de epidemia. No caso atual, a expectativa é que os anticorpos transportados pelo plasma convalescente reduzam a proliferação do Covid-19 no organismo dos pacientes transfundidos, minimizando assim os riscos de morte pela doença”, declarou a médica hematologista e diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

 

“Os países onde essa metodologia foi aplicada contra o coronavírus obtiveram resultados como o aumento dos anticorpos neutralizantes do SARS-CoV-2 (Covid-19)  e diminuição da carga viral”, acrescentou a hematologista.

 

A diretora do Hemoam disse ainda que o grupo de trabalho envolvendo profissionais de oito capitais brasileiras está trabalhando intensamente para enviar o protocolo para aprovação do conselho de ética ainda esta semana.

 

“Todos os estados têm pressa, e esse estudo vai servir para todo o país. Estamos bastante honrados de fazer parte dessa descoberta”, finalizou Sampaio.

 

Participam da elaboração do protocolo  pelo Amazonas, Adriana Malheiro, Allysson Guimarães, Nelson Fraiji, Sérgio Albuquerque e Socorro Sampaio.  Os estados envolvidos são: Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.






Paginação