HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam se une a hemocentros do Brasil em homenagem pelo Dia do Doador de Sangue


Inédita no país, campanha “Somos todos do mesmo sangue” alude a período crítico enfrentado pelos bancos de sangue durante pandemia


PUBLICADO DIA: 19/11/2020 14:03 Última atualização: 28/03/2024 19:38:45 Legenda:
Créditos:

Com a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, hemocentros de todo o país se irão se unir, durante a última semana deste mês, com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro). A ação inédita no país visa destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do país.

 

No Amazonas, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) irá homenagear os doadores de sangue nas categorias Ouro, Prata e Diamante, que doaram assiduamente no período de janeiro a outubro de 2020. Além disso, o hemocentro vai oferecer um lanche especial e brindes para quem doar no dia 25, quarta-feira.

 

Desconto em corridas – O Hemoam firmou parceria com a empresa de tecnologia Uber, que concederá R$ 15 de desconto, no período de 23 a 25 de novembro, em viagens com o hemocentro como origem ou destino. Para acessar a promoção, os usuários do aplicativo devem selecionar a opção “Pagamento”, no item “Promoções”, “Adicionar código promocional” e inserir a palavra “UBERHEMOAMNOV”.

 

O desconto só é válido para as doações para a sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada.

 

Data – O Dia Nacional do Doador foi instituído pelo Ministério da Saúde para chamar a atenção sobre esse ato solidário. Segundo o ministério, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

 

Estoque na pandemia - No quesito estoque, o ano de 2020 foi um dos mais precários já vivenciados pelos hemocentros brasileiros. Com as recomendações de isolamento e o aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o comparecimento de doadores reduziu bastante.

 

No Amazonas, a maior queda foi registrada entre a segunda quinzena de março e o final de maio. Nesse período, o abastecimento chegou a cair 40%, ou seja, de uma média de 180 a 230 doadores/dia, o Hemoam passou a receber apenas de 90 a 120 doadores/dia.

 

Novos doadores – O momento de crise, por outro lado, chamou a atenção de novos doadores. Em um levantamento no banco de dados do Hemoam, foi identificado que na pandemia houve pelo menos 9 mil novos cadastros de pessoas que se candidataram à doação de sangue pela primeira vez.

 

Estima-se que esse número se deve aos diversos apelos na mídia e a ações inéditas, tais como as coletas de sangue itinerantes em condomínios residenciais, descontos em corridas pelos principais aplicativos de mobilidade urbana, além de novas parcerias com a sociedade civil organizada.

 

Quem pode doar sangue – Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos, e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, leva de 40 a 60 minutos.

 

O horário de funcionamento do Hemoam é de segunda à sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira S/N, São José I. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3655-0140.

 

 

 






Paginação