HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam registra queda de 7,5% em doações de sangue, de janeiro a novembro


Pandemia de Covid-19 é tida como principal causa da redução, que chegou a ocasionar queda de 40% no estoque de sangue


PUBLICADO DIA: 27/11/2020 16:17 Última atualização: 28/03/2024 20:51:55 Legenda:
Créditos:

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda de 7,5% em doações de sangue, no período de janeiro a novembro deste ano. A redução é atribuída à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que afetou os estoques de todos os bancos de sangue do país.

 

De janeiro a novembro, o Hemoam registrou a presença de 49.279 doadores de sangue. No mesmo período do ano passado, o hemocentro recebeu 52.957 doadores.

 

“Nós percebemos que a pandemia afastou significativamente as pessoas, principalmente em meados de março, abril e maio, quando nosso estoque caiu cerca de 40%. Mesmo assim conseguimos nos recuperar e mobilizar a população que já doava e quem nunca doou também”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

 

Sampaio frisou que foram realizadas diversas ações de mobilização e, graças a esse esforço, o percentual de queda reduziu para 7,5%.

 

“Muita gente abraçou a causa da doação de sangue, fizemos parcerias inéditas com empresas privadas, entidades públicas e a sociedade civil organizada”, discursou Sampaio, durante uma solenidade de homenagem aos doadores realizada pelo Hemoam na quarta-feira (25/11).

 

Uma das homenageadas foi Regina Jurema, que soma mais de 50 doações na carteirinha. “Doar sangue pra mim é uma honra, tenho muito orgulho disso e tenho certeza que, de alguma forma, eu também sou recompensada por isso”, comentou.

 

Para quem virou doadora recentemente, a sensação é a mesma. A estudante Lara Barreto, 18, entrou no time de doadores durante a pandemia da Covid-19, mas já assegurou que vai continuar doando, além de tentar multiplicar o gesto.

 

“Eu falo sobre isso nas minhas redes sociais e percebo que muita gente se interessa pelo assunto, porém ainda sentem medo. Então eu tento tranquilizar e motivar ainda mais essas pessoas”, relatou.

 

Novos doadores – A exemplo de Lara Barreto, o momento de crise chamou a atenção de novos doadores. Em um levantamento no banco de dados do Hemoam, foi identificado que na pandemia houve pelo menos 9 mil novos cadastros de pessoas que se candidataram à doação de sangue pela primeira vez.

 

Estima-se que esse número se deve aos diversos apelos na mídia e a ações inéditas, tais como as coletas de sangue itinerantes em condomínios residenciais, descontos em corridas pelos principais aplicativos de mobilidade urbana, além da iniciativa pública e privada.

 

 






Paginação