HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Com queda de 70% no estoque de sangue, Hemoam convoca doadores com urgência


A situação atual dos tipos sanguíneos A+, O+ e O- é preocupante.


PUBLICADO DIA: 16/03/2021 15:24 Última atualização: 28/03/2024 09:48:58 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para realizarem doações, a fim de estabilizar o estoque do insumo. Nesta terça-feira (16/03), o abastecimento de sangue registrou queda de 70%. A ausência de doadores pode estar relacionada à pandemia, somada ao período chuvoso.

 

Desde o início da pandemia no Amazonas, o Hemoam vem enfrentando dificuldades para equilibrar o abastecimento de sangue. Em março do ano passado, a ausência de doações também acentuou a escassez no estoque, com 60% de queda.

 

“Estamos numa situação um pouco mais precária do que ano passado, considerando que estamos enfrentando uma versão mais grave do vírus, somado às chuvas constantes, que naturalmente acaba inibindo a saída das pessoas de suas casas. Se continuar desse jeito vamos ter que racionalizar o atendimento das demandas de sangue para os hospitais públicos e privados da capital e interior”, destacou o diretor clínico do Hemoam, Nelson Fraiji.

 

A situação atual dos tipos sanguíneos A+, O+ e O- é preocupante. Mais de 80% da demanda em todo estado gira em torno desses fatores. A disponibilidade de bolsas desses grupos está 70% abaixo da meta no estoque.

 

Nesta semana, o Hemoam começou a acionar os hospitais que recebem produtos sanguíneos do hemocentro para ajudarem na reposição dos estoques. “Sempre que um paciente precisa de sangue, é necessário um trabalho educativo da equipe de assistência junto à família desse paciente para mobilizar parentes e amigos na reposição dessas bolsas utilizadas”, explicou Fraiji.   

 

Desconto em corrida por aplicativo – Como forma de estímulo à doação de sangue em Manaus, a empresa 99 App vem disponibilizando cupons com desconto de R$ 15 na ida e mais R$ 15 na volta de viagens com destino ao Hemoam. A parceria com a empresa de transporte por aplicativo continua valendo até a próxima segunda-feira (22/03).

 

Para aproveitar o desconto, é necessário inserir a palavra “DOESANGUEMAO” na aba “Cupom de desconto”, do aplicativo da 99. A promoção disponibiliza um total de 1.000 (um mil) cupons, que podem ser utilizados até o dia 22.

 

Como doar sangue – Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

 

Quem contraiu Covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, a doação pode ser realizada após 30 dias do desaparecimento total dos sintomas.

 

As doações estão sendo realizadas exclusivamente na sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, está temporariamente fechada para segurança dos doadores, em virtude da pandemia.






Paginação