HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam apresenta balanço anual de gestão para o Conselho Consultivo


A unidade realizou 20 mil consultas, mais de R$ 1 milhão de exames laboratoriais e 149 mil componentes do sangue distribuídos


PUBLICADO DIA: 30/03/2021 14:31 Última atualização: 28/03/2024 08:22:23 Legenda:
Créditos:

Em reunião virtual realizada na tarde desta sexta-feira (26/03), membros do conselho consultivo da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) aprovaram por unanimidade a prestação de contas da instituição referente ao ano de 2020. A ata da reunião será encaminhada para apreciação e aprovação final do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

 

A reunião do conselho atende o regimento interno da instituição, conforme o decreto nº 18.072 de 1997. O colegiado é composto de 17 conselheiros representantes de diversas entidades públicas da saúde, instituições de ensino, da área de pesquisa e militar.

 

A apresentação orçamentária foi pela gestão do Hemoam, com destaque para os principais resultados e atividades realizadas em 2020. Mesmo diante de um cenário considerado totalmente atípico, foram realizadas 20 mil consultas; mais de R$ 1 milhão de exames laboratoriais; 149 mil componentes do sangue distribuídos e 26 artigos científicos publicados na parte de Ensino e Pesquisa.

 

“O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todo o planeta, e para nós da saúde, esse impacto foi ainda maior. Apesar de tudo, tivemos resultados dignos de 99,2% de satisfação dos nossos pacientes e doadores de sangue”, destacou a diretora-presidente, Socorro Sampaio, ao citar a média geral da pesquisa de satisfação realizada junto à população, sobre os serviços prestados pelo Hemoam ao longo do ano.

 

Após apresentação do balanço anual da gestão, houve manifestação de apoio pela diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Dra Márcia Perales, que parabenizou pelo desempenho do Hemoam. “É muito bom perceber que mesmo durante uma crise mundial grave, temos uma instituição pública cumprindo sua missão institucional com números surpreendentemente positivos”, declarou.

 

Os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Hemoam durante a pandemia chamaram a atenção do reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga. “A atuação do Hemoam foi impressionante nesse sentido, mais uma vez evidenciando a importância de investimentos nas ciências da saúde”, elogiou.

 

Em 2020 o Hemoam desenvolveu o projeto de pesquisa do plasma convalescente para auxiliar no tratamento de pacientes internados em estado grave com a Covid-19. No mesmo ano, houve a participação da Instituição numa pesquisa que identificou imunidade coletiva na cidade de Manaus. A base de dados foram os doadores de sangue do Hemoam.      

 

Homenagem – A apresentação da diretora-presidente da Fundação Hemoam encerrou com uma homenagem aos servidores da instituição que faleceram em virtude da Covid-19. Os agradecimentos especiais foram dedicados para Idenir Rodrigues, ex-diretora financeira; Sergio Amorim, que atuava na coleta de sangue; à Eleonora Alencar, gerente da coleta externa; e ao Moacir Reis, que atuava na unidade de transfusão do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

 






Paginação