HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam registra queda de 50% no estoque de sangue nesta semana


Escassez de bolsas já ameaça realização de cirurgias eletivas


PUBLICADO DIA: 29/12/2021 10:49 Última atualização: 28/03/2024 19:05:47 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acendeu o sinal vermelho do estoque de sangue da instituição na tarde desta terça-feira (28/12). A queda no número de bolsas chegou a 50% e já ameaça a realização de cirurgias eletivas.

De acordo com o diretor clínico do Hemoam, o médico hematologista Nelson Fraiji, a preocupação é ainda maior sobre a escassez de bolsas do grupo sanguíneo O, que representa mais da metade da população e, consequentemente, da demanda da rede de saúde.

“O sangue tipo O está relacionado à maioria dos procedimentos cirúrgicos marcados e também de emergência. A escassez dele é uma ameaça a esses procedimentos”, alertou o médico.

Fraiji fez um apelo a todas as pessoas saudáveis que podem doar sangue. “Precisamos das pessoas com saúde que possam vir ao Hemoam doar sangue e garantir a segurança da população. Esse é um momento crítico e precisamos do engajamento da sociedade”, disse.

De acordo com o médico, a baixa no abastecimento do Hemoam está sendo atribuída a alguns fatores, tais como o surto de gripe, o volume de chuvas e as confraternizações do fim de ano.

 

Como doar – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

As pessoas que tiveram sintomas gripais precisam aguardar sete dias após o desaparecimento de todos os sintomas. Caso haja ocorrência de febre, o prazo para doar sangue é adiado para 30 dias após os sintomas.

 

Funcionamento no fim de ano – Na véspera de Ano Novo (31/12), a coleta de sangue funcionará das 7h às 16h. No primeiro dia do ano (1º/01) não haverá expediente.

 

 






Paginação