HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Comitê transfusional do Hemoam reúne principais hospitais de Manaus para tratar sobre segurança e qualidade do sangue


Encontro abordou diversas práticas para o uso racional do sangue e a qualidade do produto desde a coleta até a transfusão.


PUBLICADO DIA: 15/05/2023 17:13 Última atualização: 28/03/2024 18:03:13 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) sediou nesta semana uma reunião do Comitê Transfusional para tratar de segurança e qualidade em todos os processos que envolvem o ato transfusional na cidade de Manaus. O encontro reuniu representantes dos maiores hospitais públicos da capital, João Lúcio, Hospital 28 de Agosto, Platão Araújo, além da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a vigilância municipal, Visa Manaus.

Para a diretora-presidente do Hemoam, a médica hematologista, Socorro Sampaio, a  transfusão de sangue é um procedimento muito sério e quem atua nessa atividade precisa estar alinhado com as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Até chegar ao paciente, o sangue passa por várias etapas e essas etapas requerem um bom alinhamento. Dentre essas etapas também se incluem os doadores. Só é possível ter sangue de qualidade se o doador também estiver bem de saúde”, ponderou.

O Comitê também destacou sobre as notificações na plataforma Hemosys AT, sistema pelo qual são controladas todas as requisições de bolsas de sangue e o consumo pelos hospitais, além das notificações sobre reações transfusionais. “O Sistema está sendo atualizado e todos os envolvidos estão sendo convidados para entenderem as atualizações e também para reforçarmos práticas que direcionam para um uso mais consciente e eficaz dos derivados do sangue nos pacientes”, destacou o diretor da Hemoterapia do Hemoam, Dr. Sérgio Albuquerque.    

Manual Transfusional

No próximo encontro do Comitê Transfusional, que deve acontecer no próximo mês, o colegiado deve aprovar um “Manual Transfusional”, onde estão atualizados os procedimentos para o uso racional do sangue. “O manual será um marco para a hemoterapia do Amazonas, pois ele será embasado no que a ciência considera de mais moderno nesse segmento”, assegurou Albuquerque.






Paginação