HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Últimas Hemoam


Confira as últimas notícias do Hemoam


PUBLICADO DIA: 15/05/2023 17:37 Última atualização: 28/03/2024 09:51:56 Legenda:
Créditos:

Mês das Mães: NAS e ASFHAM promovem semana da saúde e homenagem às mães.

O Núcleo de Atenção ao Servidor e a Associação dos Servidores da Fundação Hemoam realizam uma semana especial cheia de atividades para celebrar o mês das mães e o maio lilás. De 8 a 12 de maio, foram oferecidos serviços de saúde e de embelezamento para as mães que atuam no Hemoam, além de uma homenagem especial no auditório na última sexta-feira.

A programação contou com serviços como testes rápidos, atendimento de oftalmologia, exame preventivo, vacinação, massagem, limpeza de pele, escova, maquiagem e outros. Na sexta-feira a homenagem aconteceu no auditório, com apresentações musicais, poesias, apresentação do coral com servidores do Hemoam, uma participação especial do violinista Fabrício Cromwell e entregas de lembranças.

CCIH faz blitz educativa sobre a lavagem das mãos

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realizou, de 8 a 12 de maio, a Semana da Higiene das Mãos e Adornos Zero, em celebração à campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) SALVE VIDAS: Higienize suas mãos. A campanha internacional tem o objetivo de discutir sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. A programação no Hemoam percorreu vários setores com orientações, treinamentos, blitz educativas e brindes para pacientes. A programação encerrou com uma sexta científica com balanço das ações do CCIH.

Hemoam ampliará atendimento a doadores com resultados positivos para doenças

O Hemoam vai ampliar o atendimento aos doadores de sangue cujo resultado sorológico seja positivo para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Malária, HTLV e/ou Chagas. Agora, o acolhimento desse público também será feito pela equipe de enfermagem que realiza a triagem dos candidatos à doação. Antes, esse atendimento era feito, exclusivamente, por médicos.

A ampliação foi anunciada durante o workshop “O papel dos enfermeiros nas inaptidões sorológicas”, realizado nesta quinta-feira, 04, pela instituição, com participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Dados estatísticos do Hemoam apontam que, em 2022, de 63.065 mil doações realizadas, 2.107 (3,34%) apresentaram sorologia positiva para uma das doenças rastreadas, sendo sífilis e hepatite B e C as causas predominantes das inaptidões.

II Encontro de Serviço Social celebra atribuições e competência da profissão

Na quarta-feira (10/05), ocorreu o 2° Encontro de Serviço Social do Hemoam. O evento, realizado de forma alusiva ao Dia do Assistente Social comemorado no dia 15 de maio, reuniu profissionais de Serviço Social de diversos setores, como Coleta Externa, Captação de Doadores, Grupo Raio de Sol, Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), Serviço Social de Atendimento ao Paciente e Cuidados Paliativos.

Para a gerente de Captação de Doadores, Nívia França, o encontro é um momento importante para reflexão sobre práticas profissionais. “Trabalhamos em três grandes frentes de serviço, mas estamos por todo o Hemoam, então essa troca, saber o que outro está fazendo, como está é muito importante”, ressalta a gerente. O evento contou não somente com o público da Fundação, mas também com a presença de profissionais de outras instituições e estudantes da área. O workshop também promoveu uma ação de arrecadação para o Grupo Raio de Sol com arrecadação de latas de leite como ato simbólico de inscrição.

Hemoam realiza reunião do Comitê Transfusional e recebe convidados especiais

Foi realizada na quinta-feira (12/05) mais uma reunião do Comitê Transfusional do Hemoam. Na ocasião, estiveram reunidos os profissionais da assistência da Fundação e também convidados especiais da FVS-AM, VISA Manaus, Hospital 28 de agosto, Platão Araújo e João Lúcio.

As reuniões ocorrem com o intuito de esclarecer dúvidas, identificar erros e traçar melhorias para o processo transfusional e, de acordo com o diretor técnico do Hemoam, Sérgio Albuquerque, o balanço geral desse encontro é muito positivo. “Foi uma expansão, um congraçamento de pessoas que têm o mesmo cuidado quanto à qualidade do sangue transfundido”, pontua o diretor.

Na ocasião, o principal tópico de discussão foi o fluxo das notificações de reações transfusionais, apresentado pela própria VISA. Também foram apresentados dados sobre redução do número de hemácias lavadas, casos detectados pelo programa NAT Plus e apresentação de casos de reações adversas. 






Paginação