Hemoam > Notícias
27 Bolsistas do PAIC defendem seus trabalhos na área de hemoterapia e oncohematologia
As pesquisas buscam melhorias para a qualidade de vida de pacientes hematológicos e oncohematológico
O Hemoam comemorou nesta semana a trajetória de 27 jovens pesquisadores do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), que apresentaram o resultado de estudos desenvolvidos ao longo de 12 meses na área de oncohematologia e hemoterapia. Os projetos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
As apresentações aconteceram no auditório do Hemoam e foram realizadas diante de pesquisadores e convidados. A iniciativa encerrou com a premiação de cinco projetos de destaque nesta quinta-feira (29).
“Ao longo desses anos, pude desenvolver habilidades que nem sabia que tinha. Tudo isso fará parte do meu currículo para sempre. Tenho a sensação de gratidão ao Hemoam”, declarou Juniel Neto, aluno de Biomedicina, ao defender sua pesquisa “Avaliação do Efeito Antineoplástico de Composto Bioativo Natural em Células Comerciais Oriundas de Leucemia Mieloide Aguda”.
Para o gerente de pesquisa do Hemoam, Dr. Cleber Alexandre, este é o fechamento de um ciclo que se iniciou no ano anterior e representa a oportunidade desses bolsistas de terem contato com outros pesquisadores e com a ciência em si. “Alguns podem seguir carreira acadêmica, é o que queremos, outros a clínica, mas em ambos os casos esses serão profissionais diferenciados por terem realizado a iniciação científica”, destaca.
Cinco projetos se destacaram após a avaliação de pesquisadores convidados, dos quais três foram premiados:
1º Lugar: Gustavo Batista Andrade
Título do Projeto: Estudo das mutações de resistência aos antirretrovirais nos doadores de sangue diagnosticados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV 1) no hemocentro do Amazonas.
2º lugar: Yasmin Vidinha de Paula
Título do Projeto: Análise do estado de exaustão das células T γδ em pacientes pediátricos com Leucemia Linfoblástica Aguda de células B submetidos à quimioterapia de remissão.
3º lugar: Uzâmor Henrique Soares Pessoa
Título do Projeto: Índice de concordância entre os imunoensaios utilizados para triagem e diagnóstico do vírus linfotrópico de células t humanas (HTLV) em bolsas de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas
Menção honrosa: Luiz Carlos Rodrigues Lisboa, Jaeanne Favian Guimarães da Silva e Juniel Assis Crespo Neto.