Hemoam > Notícias
Gestores do Hemoam visitam hemonúcleo de Coari para treinamento
A ação durou uma semana e ofereceu oficinas e palestras para os servidores do interior
Gestores e técnicos da Fundação Hemoam estiveram em Coari neste mês de julho para uma série de palestras, oficinas e workshops para os servidores do interior. Durante o evento, também houve o lançamento e implementação do manual transfusional, voltado para toda rede de saúde do município.
O objetivo da ação, que contou com apoio da prefeitura local, foi aprimorar os conhecimentos técnicos e teóricos dos servidores, além de elaborar procedimentos operacionais padronizados, e fazer a manutenção de equipamentos que precisavam de reparos.
Treinamento realizado por Marcelo Ramos com o objetivo de aprimorar as técnicas de Coari/ Foto Aquivo Pessoal
Durante o workshop, os profissionais realizaram atividades focadas na melhoria da captação, da coleta e da gestão de qualidade. Como resultado imediato, o fracionamento de Coari foi capacitado para separar hemocomponentes, como concentrado de hemácias, plasma e crioprecipitado.
Médicos, estudantes e demais interessados no tema também participaram das palestras, somando um público aproximado de 120 pessoas.
“O Hemoam de Coari é Hemoam. Essa ação de integração foi muito boa. Já temos pretensão de ir nos oito hemonúcleos do Estado, especialmente Tabatinga, Parintins e Itacoatiara. Todos esses locais tem hospitais e tem potencial para atender sua própria região”, afirmou Dr. Sérgio Albuquerque, diretor-técnico do Hemoam.
Hemonúcleo de Coari
O Hemonúcleo de Coari já atua há dois anos e é parte do projeto de expansão do serviço de hemoterapia para o interior do Amazonas. Somente em 2023, foram coletadas 584 bolsas de sangue no local, atendendo a demanda do município e também das proximidades.