HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Abril Verde: Hemoam dá posse à comissão de prevenção a acidentes e brigadistas da Fundação


No mês da saúde e segurança no trabalho, Fundação efetiva novos serviços de cuidado aos servidores


PUBLICADO DIA: 26/04/2024 10:00 Última atualização: 19/05/2024 19:58:45 Legenda: Foto: Rafael Marques
Créditos:

Finalizando as atividades do Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu posse, nesta quinta-feira (25), aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e certificou 87 brigadistas treinados para emergências na instituição.

 

O evento foi conduzido pelo Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), que desde o ano passado vem introduzindo uma série de atividades para incluir mais serviços de apoio, cuidado, saúde e segurança aos colaboradores do Hemoam.

 

Para a diretora-presidente do Hemoam, dra Socorro Sampaio, cuidar da saúde do trabalhador é questão de responsabilidade social. “Um dos primeiros atos da minha gestão foi criar o NAS, que tem a missão de cuidar de quem cuida e isso se tornou um direito garantido de todos nós, servidores. Por isso, hoje é um dia histórico para o Hemoam, onde efetivamos um passo importante para oferecer ainda mais cuidado e segurança aos nossos colaboradores”, disse.

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio do representante Huxlan Beckman, enfatizou a importância de trabalhos de orientação e cuidado aos servidores. “Que eventos como este que a Fundação fez hoje possam se perpetuar para promover a saúde e segurança do trabalhador. O objetivo enquanto política de saúde é manter essas ações desde a prevenção até o controle”, disse.

 

CIPA

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo de servidores que atua na promoção da saúde e segurança, no sentido de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 

Fazem parte da comissão 18 membros empossados nesta quinta-feira, sendo composta por membros indicados e membros eleitos, com mandato de um ano. Entre os trabalhos da Cipa está a condução de vistorias aos postos e condições de trabalho e auxilio na conscientização e educação dos colaboradores para reduzir falhas que os exponham a riscos ocupacionais.

 

“É um trabalho desafiador, nossa instituição é muito grande e possui um leque diverso de postos de trabalho, mas nosso propósito é conseguir executar de forma eficaz todos os trabalhos de prevenção de acidentes, de promoção à saúde mental e física do nosso colaborador e dar mais qualidade de vida a esses profissionais no ambiente de trabalho”, disse a presidente empossada da Cipa, Suane Ferreira.

 

Brigada

 

A formação de brigadistas do Hemoam foi uma das etapas de uma série de eventos iniciados ainda em 2023 visando dar maior segurança aos servidores, pacientes e ao patrimônio da instituição.

 

Ao todo, foram duas turmas de servidores capacitados de forma teórica e prática, com 87 colaboradores sendo certificados como brigadistas de emergência.

 

Além da Brigada, o Hemoam também promoveu, em 2024, o treinamento do Plano de Atendimento a Emergências e o Plano de Gerenciamento de Desastres e Catástrofes, no sentido de discutir as estratégias e padronização de ações de resposta e gerenciamento de desastres, de qualquer natureza ou tamanho. No total, mais de 400 servidores foram envolvidos.

 

 






Paginação