Hemoam > Notícias
Abril Verde: Hemoam dá posse à comissão de prevenção a acidentes e brigadistas da Fundação
No mês da saúde e segurança no trabalho, Fundação efetiva novos serviços de cuidado aos servidores
Finalizando as atividades do Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu posse, nesta quinta-feira (25), aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e certificou 87 brigadistas treinados para emergências na instituição.
O evento foi conduzido pelo Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), que desde o ano passado vem introduzindo uma série de atividades para incluir mais serviços de apoio, cuidado, saúde e segurança aos colaboradores do Hemoam.
Para a diretora-presidente do Hemoam, dra Socorro Sampaio, cuidar da saúde do trabalhador é questão de responsabilidade social. “Um dos primeiros atos da minha gestão foi criar o NAS, que tem a missão de cuidar de quem cuida e isso se tornou um direito garantido de todos nós, servidores. Por isso, hoje é um dia histórico para o Hemoam, onde efetivamos um passo importante para oferecer ainda mais cuidado e segurança aos nossos colaboradores”, disse.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio do representante Huxlan Beckman, enfatizou a importância de trabalhos de orientação e cuidado aos servidores. “Que eventos como este que a Fundação fez hoje possam se perpetuar para promover a saúde e segurança do trabalhador. O objetivo enquanto política de saúde é manter essas ações desde a prevenção até o controle”, disse.
CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo de servidores que atua na promoção da saúde e segurança, no sentido de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Fazem parte da comissão 18 membros empossados nesta quinta-feira, sendo composta por membros indicados e membros eleitos, com mandato de um ano. Entre os trabalhos da Cipa está a condução de vistorias aos postos e condições de trabalho e auxilio na conscientização e educação dos colaboradores para reduzir falhas que os exponham a riscos ocupacionais.
“É um trabalho desafiador, nossa instituição é muito grande e possui um leque diverso de postos de trabalho, mas nosso propósito é conseguir executar de forma eficaz todos os trabalhos de prevenção de acidentes, de promoção à saúde mental e física do nosso colaborador e dar mais qualidade de vida a esses profissionais no ambiente de trabalho”, disse a presidente empossada da Cipa, Suane Ferreira.
Brigada
A formação de brigadistas do Hemoam foi uma das etapas de uma série de eventos iniciados ainda em 2023 visando dar maior segurança aos servidores, pacientes e ao patrimônio da instituição.
Ao todo, foram duas turmas de servidores capacitados de forma teórica e prática, com 87 colaboradores sendo certificados como brigadistas de emergência.
Além da Brigada, o Hemoam também promoveu, em 2024, o treinamento do Plano de Atendimento a Emergências e o Plano de Gerenciamento de Desastres e Catástrofes, no sentido de discutir as estratégias e padronização de ações de resposta e gerenciamento de desastres, de qualquer natureza ou tamanho. No total, mais de 400 servidores foram envolvidos.