HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Curso de Capacitação em Aférese qualifica profissionais do Hemoam


Treinamento prevê capacitar profissionais para a coleta de plaquetas e para aférese terapêutica com pacientes


PUBLICADO DIA: 21/05/2024 15:44 Última atualização: 15/06/2024 07:29:01 Legenda: Foto: Rafael Marques
Créditos:

Com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem com doação de plaquetas por aférese e também para a aférese terapêutica, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) promove, nos dias 21, 22 e 23 de maio, um curso de atualização para que profissionais possam executar de forma qualificada os serviços nessa área.

 

Aférese é o método de separação dos componentes do sangue por centrifugação, de onde são retiradas as plaquetas, que beneficiam muitos pacientes, por exemplo, aqueles em tratamento de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, pacientes de cirurgias cardíacas, entre outros. Em média, 70 doações de plaquetas são feitas mensalmente no Hemoam.

 

“É preciso entender todo o fluxo, desde a captação desses doadores, os parâmetros da coleta, aprimoramento do processo, e tudo isso para oferecer um produto de melhor qualidade cada vez mais”, avaliou a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Maria José Coelho.

 

O treinamento é feito pela consultora técnica e enfermeira Mônica Torres, da empresa CEI Comércio Exportação e Importação de Materiais Médicos Ltda, e é uma das etapas previstas no contrato com a empresa, que fornece as máquinas e kits de aférese. “São três dias de discussão do assunto, entre teoria e prática, cálculos, parâmetros, técnicas da coleta e capacitação da equipe para trabalhar com os pacientes beira leito também”, disse Torres.

 

O curso tratou de assuntos como manuseio da máquina de aférese, montagem dos kits estéreis, normas para a utilização do método e aulas práticas de coleta com doadores reais, além da aférese terapêutica, com leucáferese e plasmáferese. Participaram do curso profissionais da captação de doadores, equipe de aférese e de controle de qualidade.

Foto: Rafael Marques

Aférese

 

Aférese é o método de separação dos componentes do sangue, onde o equipamento seleciona esses componentes, retira somente as plaquetas e devolve as demais células ao organismo.

 

O procedimento é bem parecido com uma doação convencional. Nessa doação, o doador é conectado através de um kit estéril e descartável a um equipamento específico de aférese, onde é realizada a centrifugação e separação das células. O procedimento é seguro e a doação dura em média uma hora e meia e, por isso, deve ser agendada.

 

Qualquer pessoa que faz a doação de sangue convencional pode fazer a doação de plaquetas por aférese. Os requisitos para se tornar um doador de plaquetas por aférese são bem parecidos com a doação de sangue convencional, sendo necessário ter doado sangue ao menos uma vez (a última doação não pode ultrapassar o prazo de seis meses).

 






Paginação