HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Simpósio Internacional reúne grandes nomes da imunologia, hematologia, medicina tropical e interação patógeno-hospedeiro em Manaus


Programação científica aconteceu de 4 a 6 de junho e incluiu mais de 25 apresentações de pesquisadores nacionais e internacionais.


PUBLICADO DIA: 10/06/2024 14:44 Última atualização: 15/06/2024 08:50:26 Legenda:
Créditos:
A 8ª edição do Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia encerrou nesta quinta-feira (06/06) somando mais de 22 horas de programação científica. O evento começou na última terça-feira (04/06) e reuniu mais de 25 pesquisadores de prestígio nacional e internacional. O simpósio foi sediado no Centro de Convenções do Amazonas, Vasco Vasques, sob a organização do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
 
“Estamos muito felizes de reunir tantas celebridades da ciência compartilhando conhecimento, fomentando pesquisa e inspirando alunos e novos pesquisadores da Amazônia”, destacou Dr Allyson Guimarães, professor do PPGIBA e coordenador do evento. O simpósio também tem parceria dos programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Amazônia).
 
Um dos grandes nomes que se apresentou no simpósio foi a imunologista e pesquisadora dra Ester Cerdeira Sabino, responsável pelo sequenciamento genético do vírus que causa a covid-19. “fico muito contente de ver tantas pessoas aqui, estudantes e pesquisadores compartilhando conhecimento. Precisamos formar pesquisadores no norte do país”, disse Sabino, após a palestra em que ela destacou a importância dos bancos de sangue para fornecer dados genéticos em casos de epidemia.  “Essas informações contidas no sangue de doadores pode ajudar a comunidade científica a encontrar respostas, tal qual a epidemia recente de dengue”, acrescentou Ester.
 
A programação também ganhou destaque com as palestra de dois convidados internacionais, um deles foi o dr Andy Rawstron, que veio do Reino Unido para compartilhar seu estudo de avaliação laboratorial e acompanhamento dos pacientes com doenças hematológicas, além do  dr Pankaj Trivedi, que estuda um vírus relacionado aos casos de leucemia.
 
Além dos palestrantes renomados, a programação incluiu apresentação de trabalhos científicos, discussões sobre esses trabalhos e mini cursos.   
 
O 8ª Simpósio recebe financiamento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da  Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), além da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).





Paginação