HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Laboratório de Sorologia do HEMOAM mantem nota máxima em avaliação do Ministério da Saúde


Com resultado, a Fundação perpetua seu compromisso em garantir sangue com qualidade e segurança


PUBLICADO DIA: 25/06/2024 15:17 Última atualização: 24/07/2024 09:05:51 Legenda:
Créditos: ASCOM/HEMOAM

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), por meio do Laboratório de Sorologia e Teste Ácidos Nucléicos (NAT), atingiu 100% de acerto na avaliação de qualidade nos testes de Proficiência Técnica do Ministério da Saúde. O resultado atesta a qualidade e a segurança do sangue colhido pela instituição.

 
“Esse resultado demonstra que a Fundação está preocupada com a qualidade. A consequência disso são resultados liberados com mais segurança. Na prática, se um paciente está em um Hospital precisando de sangue, ele pode ter a certeza de que vai receber um sangue com qualidade, isento de impurezas, pois o nosso processo foi avaliado externamente”, atestou Marcelo Hipólito, bioquímico e gerente do NAT.
 
A avaliação inclui um teste teórico, afim de avaliar a capacitação dos servidores e o aperfeiçoamento das suas bases teóricas, além de um teste prático para atestar a solidez no processo. Ambos os testes são periódicos e atendem aos requisitos do Ministério da Saúde, pois fazem parte do programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ), da Coordenação de Sangue e Hemoderivados. O objetivo é assegurar a qualidade hemoterápica e analisar as condições laboratoriais das instituições de sangue no país.
 
Sorologia
 
 
A Soroloia é uma das etapas do processamento do sangue dos doadores, na qual todas as bolsas de sangue coletadas na capital e no interior do Amazonas são testadas para doenças infecciosas tais como, HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HTLV, Chagas e Malária.
 
 
 
Laboratório FHEMOAM/Foto: Rafael Marques





Paginação