Hemoam > Notícias
Servidores do Hemoam participam de oficina de qualificação do ato transfusional
Oficina está em sua segunda edição e reúne médicos e equipes de enfermagem
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) participaram nesta quarta-feira (12) da 2ª oficina de qualificação do ato transfusional.
A oficina, que trata de todo o processo desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes, tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos transfusionais no Hemoam, mantendo a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. A prática envolveu médicos, enfermeiros e técnicos da instituição.
O ciclo do sangue é um processo que inclui todos os procedimentos de captação, triagem do doador, processamento, armazenamento, exames sorológicos e imunohematológicos, transporte e distribuição dos hemocomponentes, procedimentos pré-transfusionais e o ato transfusional.
Segundo a médica Ana Kedma, presidente do Comitê Transfusional do Hemoam, a intenção do projeto é expandir a oficina para as unidades hospitalares que realizam transfusão e não possuem comitê transfusional. “A oficina tem uma função educativa, de atualização de informações, de qualificar esses profissionais que participam dessa dinâmica para garantir a segurança e o bem estar do receptor”. Só na capital o Hemoam abastece 39 unidades hospitalares com bolsas de sangue.
Durante a oficina, os participantes se dividiram em três grupos, com análise de casos clínicos e debate em plenária sobre o procedimento transfusional, o uso racional do sangue e hemovigilância das reações transfusionais.