HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Servidores do Hemoam participam de oficina de qualificação do ato transfusional


Oficina está em sua segunda edição e reúne médicos e equipes de enfermagem


PUBLICADO DIA: 12/07/2023 15:25 Última atualização: 27/04/2024 04:21:19 Legenda:
Créditos: Fotos: Gabriel Aguiar/Hemoam

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) participaram nesta quarta-feira (12) da 2ª oficina de qualificação do ato transfusional.

 

A oficina, que trata de todo o processo desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes, tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos transfusionais no Hemoam, mantendo a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. A prática envolveu médicos, enfermeiros e técnicos da instituição.

 

O ciclo do sangue é um processo que inclui todos os procedimentos de captação, triagem do doador, processamento, armazenamento, exames sorológicos e imunohematológicos, transporte e distribuição dos hemocomponentes, procedimentos pré-transfusionais e o ato transfusional.

 

Segundo a médica Ana Kedma, presidente do Comitê Transfusional do Hemoam, a intenção do projeto é expandir a oficina para as unidades hospitalares que realizam transfusão e não possuem comitê transfusional. “A oficina tem uma função educativa, de atualização de informações, de qualificar esses profissionais que participam dessa dinâmica para garantir a segurança e o bem estar do receptor”. Só na capital o Hemoam abastece 39 unidades hospitalares com bolsas de sangue.

 

Durante a oficina, os participantes se dividiram em três grupos, com análise de casos clínicos e debate em plenária sobre o procedimento transfusional, o uso racional do sangue e hemovigilância das reações transfusionais.

 

                          

 






Paginação