Hemoam > Notícias
No dia do pediatra, Hemoam destaca papel importante dos especialistas nas doenças do sangue
Em 2022 houve 7.110 atendimentos ambulatoriais entre todas as especialidades pediátricas
Neste dia 27 de julho é comemorado o dia do pediatra, especialista importante no cuidado, atendimento e tratamento de crianças e adolescentes. Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) atuam 22 pediatras, que são referência no atendimento aos pequenos, com foco especial na hematologia.
Na pediatria do Hemoam, são atendidas crianças e adolescentes que apresentam doenças relacionadas ao sangue, tais como as anemias, hemofilias, doença de gaucher, entre outras. Em conjunto com a oncologia, a hematologia pediátrica do Hemoam também cuida de condições como a leucemia e os linfomas.
Segundo dados do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (SAME) do Hemoam, em 2022 houve 7.110 atendimentos ambulatoriais entre todas as especialidades pediátricas.
Cinthia Xerez de Albuquerque/ Foto: ASCOM
“Hoje no Hemoam dispomos de 09 hematologistas pediatras. As crianças chegam para atendimento pelo SISREG ou através de parecer do hematologista em pacientes geralmente internados no Pronto-Socorro da Criança, que pela gravidade são atendidas como prioridade nos casos de leucemias e outras patologias”, explica a médica Cinthia Xerez de Allbuquerque, que compõe a equipe da pediatria do Hemoam.
A especialista relata que a é empolgante e inspiradora, um campo que desafia o profissional a todo o tempo. Durante a internação de crianças, são esses profissionais que desempenham um papel importante junto aos pacientes e familiares.
Pediatria humanizada
O cuidado especializado é aliado à humanização dos profissionais comprometidos em ajudar a salvar a vida dos pequenos. A humanização na Pediatria começa com ações simples para deixar a crianças mais confortáveis dentro do ambiente hospitalar.
Dra. Cinthia explica que o Hemoam dispõe de equipe multidisciplinar que desenvolvem atividades lúdicas que incluem didática e desempenho motor nas enfermarias e ambulatório. “Com acompanhamento da equipe de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e pedagogia é possível priorizar a humanização para minimizar os impactos do tratamento, que pode ser longo, na vida dos nossos pequenos pacientes”, finaliza.
Além de hematologia pediátrica, o Hemoam conta com pneumologista pediátrica, traumatologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgiã pediátrica e oncologistas pediátricos, divididos entre atendimentos ambulatoriais e internação.