HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Setembro Dourado - Hemoam e Gacc realizam blitz e pacientes tocam o sino da cura


Programação teve objetivo de alertar sobre diagnóstico precoce e chances de cura de pacientes com câncer


PUBLICADO DIA: 19/09/2023 15:12 Última atualização: 27/04/2024 08:17:12 Legenda: Pacientes, familiares, equipe do Hemoam e GACC soltando balões dourados/ Foto RUBIA GOMES
Créditos: ASCOM/HEMOAM

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas  (Hemoam) e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC/AM) realizam nesta segunda-feira (18) uma programação especial em alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.  A atividade começou com uma blitz educativa para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes.

A blitz aconteceu na Av. Pedro Teixeira, ao lado do Hemoam, e contou com a participação dos mascotes da Fundação e do GACC, Hematolino e Soli. Foram distribuídos panfletos e materiais educativos com orientações sobre a doença, importância dos sinais e tratamento.

A médica hematologista Suênia Araújo destacou que a atenção aos sinais e sintomas aumenta quase 90% as chances de cura. “Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura, por isso que a gente está em campanha para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a doença. A melhor forma de chamar atenção da sociedade é fazer esse alerta. Os pais precisam ficar atentos à saúde dos seus filhos e aos sinais”, disse.

A diretora assistencial do GACC, Joice Loureiro, destacou o trabalho da instituição como parceira do Hemoam. “Temos mais de mil crianças cadastradas vindo do interior, da capital, de outros estados e até outros países, que recebem todo apoio necessário, como refeições, translados, atendimento multidisciplinar e outros serviços. E hoje estamos aqui com esse importante parceiro que é o Hemoam para alertar sobre o câncer infantojuvenil”, explicou.

 

DADOS

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. O número de casos novos estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos.

Atualmente, o Hemoam acompanha mais de 160 casos de câncer infantojuvenil. Mais de 80% correspondem a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) e o restante se divide entre Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Doença de Hodgkin (DH), Linfoma não Hodgkin(LNH) e Leucemia Mieloide Crônica (LMC). De janeiro a julho de 2023, o Hemoam já diagnosticou 29 novos casos de LLA nesse público.

 

“O Hemoam trata 50% de todo câncer infantojuvenil do Estado e estamos aqui pra alertar que as chances de cura são grandes. O tratamento não é fácil, mas com muito esforço de uma equipe incansável e apoio de muitos parceiros, fazemos um trabalho de excelência, buscando sempre a cura”, disse a diretora-presidente do Hemoam, dra. Socorro Sampaio.

Socorro Sampaio, diretora presidente da Fundação, enaltece o trabalho dos servidores e parabeniza os pacientes curados/ Foto Rubia Gomes

 

SINO DA CURA

 

Três pacientes tocam o sino da cura no Hemoam durante a Blitz/ Foto Rubia Gomes

A programação do Setembro Dourado também contou com o Sino da Cura, um ato simbólico onde pacientes que recebem alta balançam um sino para celebrar o momento.

Paulo Vitor Ferreira, de 17 anos, Marlison Gabriel Barbosa, 16 anos e Tatiane Brito, de 30 anos, com diferentes tipos de câncer, tocaram o sino da cura na presença de familiares, médicos e equipe multidisciplinar do Hemoam. O momento foi marcado por muita emoção.

Na programação também houve visita ao setor de internação e no atendimento a pacientes, com entrega de balões e informativos, além de entrega de lanches saudáveis aos presentes. O evento encerrou com pacientes, familiares e equipe do Hemoam soltando balões dourados em frente ao Hemoam.

 

GALERIA

Fotos Rubia Gomes

 






Paginação