HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Laboratório de Análises Clínicas do Hemoam passa a fazer atendimento 24h


Atendimento ampliado vai impactar em maior conforto, agilidade e qualidade ao tratamento dos pacientes hematológicos


PUBLICADO DIA: 10/02/2022 17:19 Última atualização: 01/10/2023 05:20:52 Legenda:
Créditos:

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acabou de ampliar o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) para 24 horas, com intuito de melhorar o suporte aos pacientes em tratamento na instituição. Esse serviço prestado pelo Hemoam é considerado o maior em análises clínicas da rede pública para o diagnóstico das doenças do sangue. Somente em 2021, foram realizados mais de 1,2 milhões de exames.

 

De acordo com a diretora-presidente do Hemoam, o serviço 24h vai impactar especialmente na qualidade do tratamento dos pacientes internados na secção hospitalar do Hemoam.

 

“Antes disso, quando um paciente nosso necessitava de exame fora do horário comercial, o mesmo era encaminhado para realizar o procedimento em outra unidade de saúde. Isso não é bom para as condições clínicas dele, além do transtorno com logística e a demora para termos o resultado”, declarou a diretora-presidente e também médica hematologista, Socorro Sampaio. 

 

O atendimento aos pacientes com doenças do sangue continuará sendo feito no horário comercial, enquanto que o horário noturno será exclusivo aos pacientes internados.

 

Para a chefa do departamento de atendimento ao paciente, Rosângela Abreu, a agilidade no resultado é outro grande diferencial da ampliação do serviço de análises clínicas. “O laboratório 24 horas permitirá que o médico faça uma pronta avaliação e adote condutas mais imediatas que são determinantes em pacientes com câncer no sangue”.

 

Ainda de acordo com a médica Rosângela Abreu, o exame de gasometria, que anteriormente era coletado na Fundação e enviado para outro laboratório, passará a ser realizado também pelo LAC, o que contribui para o fator precisão dos tratamentos e diagnósticos. 

 

“A gasometria é um exame indicado para diagnosticar distúrbios de ordem metabólica ou respiratória que podem ocorrer em pacientes graves. Esse exame, agora disponível em nosso serviço, auxiliará o médico nas condutas emergenciais necessárias à manutenção da vida do paciente”, acrescentou Abreu.

 

Ampliação do quadro funcional - O funcionamento do LAC 24h só foi possível devido à ampliação do quadro funcional do Hemoam. Foram destinados 33 profissionais aprovados em Processo Seletivo para ampliação do atendimento do laboratório, sendo 11 bioquímicos e 22 técnicos em patologia.






Paginação