Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 12h30.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam e seus serviços

Socorro Sampaio, médica hematologista pediatra

O Hemoam é uma instituição de incontestável importância para o Amazonas. Quando iniciou suas atividades em meados de 1982 em 22 m², nas dependências do Hospital Universitário (HUGV), eu, na época, estava iniciando minha graduação em medicina e logo passei a frequentar o serviço implantado.

Depois, em 1989, enquanto eu já concluía minha residência em pediatria, a Fundação Hemoam conquistou sua sede própria no endereço atual. No ano seguinte, passei a compor o quadro de pessoal desta Fundação, como a primeira residente, aprovada em seleção.

Desde lá, várias conquistas foram sendo realizadas, a estrutura física sendo ampliada, a equipe sendo mais qualificada, as tecnologias sendo aprimoradas, até chegarmos no atual quadro de tamanha segurança transfusional e oferta de um serviço comprometido com a qualidade, seja em nossos laboratórios, seja no atendimento direto aos usuários (doadores e pacientes).

Em 1990, residente, após aprovação no concurso da Semsa, como médica, passei a integrar o quadro profissional do hemoam, disposicionada por aquela secretaria.

Estimulada pelo espírito desta casa, fui buscar mais aprimoramento no centro Boldrini, em Campinas, onde permaneci em 2001 e me inspirei para fundarmos o grupo de apoio aos pacientes, Grupo Raio de Sol.

Desde 2002, venho atuando na equipe de gestão. Primeiramente na gerência médica, após isso, à frente do Departamento de Atendimento a Pacientes (DAP), até 2018.

Neste período, concluí os cursos de especialização em Gestão Hospitalar e de Sistemas, pela FGV, em Hemoterapia pela Ufam/Hemoam, Gestão em Hemocentro pela Fiocruz/Ministério da Saúde, dentre outros. Concluí o Mestrado em Ciências Aplicadas em Hematologia pela UEA/Hemoam.

Tais cursos me prepararam para aceitar o desafio de assumir este papel importante frente a gestão desta Fundação. Fui escolhida pela maioria dos servidores em processo eleitoral para conduzir o Hemoam de 2019-2022.

MISSÃO: Garantir sangue e assistência à saúde, com qualidade, para salvar vidas.

VISÃO: Ser reconhecido como um Centro de Excelência em Hematologia, Hemoterapia, Ensino e Pesquisa em nível nacional.

VALORES: Ética Compromisso Social Profissionalismo Humanização Cooperação Aprendizado