Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua primeira doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam e seus serviços

Hemoam e seus serviços Dr. Nelson Fraiji, diretor e fundador da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - Hemoam

O Hemoam atua há 35 anos e poucas pessoas neste Estado conhecem a dimensão dos serviços que esta Instituição assegura à população. Até mesmo pessoas que por dever de seu trabalho, como os gestores e trabalhadores da saúde, não têm a dimensão de seus serviços. Na realidade o que mais se sabe do Hemoam é que é a Instituição responsável pela doação de sangue e provimento deste produto aos hospitais.

O Hemoam é parte de uma rede nacional de Hemocentros, mas que se diferencia da maioria dos outros, dado que sua atuação extrapola, enormemente, sua ação na hemoterapia. O Hemoam presta importantes serviços na assistência médica ambulatorial e hospitalar, assim como na prestação extensiva de serviços de diagnóstico nos exames de laboratórios. No campo da transfusão, o Hemoam é a única organização responsável pelo provimento de sangue e seus componentes a todos os hospitais públicos e privados do Estado. Esta prevalência da hemoterapia pública, além da garantia de elevados padrões de qualidade e segurança, impede o mercantilismo o sangue humano e que pode ocorre quando a hemoterapia é de responsabilidade de bancos de sangue privados. Somos um dos poucos estados do país, onde foram banidos os bancos de sangue privados.

A assistência a doentes é muito pouco conhecida pela população. Uma das razões para este desconhecimento é que muito raramente há notícias negativas na mídia de desassistência a estes pacientes. É bom lembrar que o noticiário na grande imprensa se pauta, particularmente, pelas situações de falta de atendimento e outros graves problemas da saúde pública. Nossa assistência aos milhares de pacientes se dá 24 horas por dia, sete dias por semana e, nenhum dos pacientes fica sem o melhor que o Hemoam pode oferecer. O Hemoam é o responsável por coordenar e oferecer assistência a todos os Hemofílicos do Estado. São mais de 350 pessoas que têm a maior parte de suas demandas de assistência, asseguradas pelo Hemoam. Do mesmo modo, é assegurada esta mesma assistência integral aos mais de 400 portadores de anemias hereditárias. Entretanto, nosso compromisso vai muito além. Todos os portadores de doenças malignas do sangue têm no Hemoam todas as condições para o rápido diagnóstico e o melhor tratamento. Isto acontece, particularmente com as pessoas portadoras de Leucemias.

Muitas vezes em menos de 48 a 72 horas estes pacientes tem a confirmação de seu diagnóstico e é iniciado o seu tratamento. Este desempenho é raro acontecer em outras instituições públicas e privadas que tratam leucemias no país. Hoje estamos tratando e acompanhando centenas de portadores de Leucemias agudas e crônicas.

Estas doenças, devastadoras sem o tratamento, são potencialmente curáveis se diagnosticadas e tratadas precocemente. Particularmente, as leucemias em crianças são curáveis em 80 a 85 % dos casos, e nossa Instituição atua com especial cuidado e atenção a este grupo de pacientes. Pelas estimativas do Instituto Nacional do Câncer/INCA, é previsto ocorrer na Região Norte, 310 novos casos de leucemias. A maior parte deste contingente só será tratada se conseguir acessar o sistema de assistência para a realização do seu diagnóstico. Lamentavelmente, apenas 60 % ou menos, dos casos deste grupo, têm o seu diagnóstico em vida e por isso, poderão ser passíveis de tratamento; os outros morrem sem diagnóstico e são catalogados como óbito de causa desconhecida. Atualmente, o Hemoam é o serviço que mais realiza tratamento de leucemias na Região Norte, boa parte dos pacientes aqui tratados é proveniente de outros estados, particularmente do Estado do Pará.

Na parte das leucemias, somos a referência, no SUS, para o acompanhamento e assistência a todas as outras doenças oncohematológicas, como os linfomas e as doenças benignas que acometem o sangue, como as doenças anêmicas e as hemorrágicas. Esta atividade ocorre em nossos consultórios ambulatoriais e na pequena enfermaria de 25 leitos hospitalares e 20 leitos dia. Além disso, articulados com os hospitais e serviços de saúde do SUS e da rede privada, nos valemos da assistência destes serviços, quando os pacientes necessitam de tratamento em UTI ou de outros especialistas.

O Hemoam realiza osátestes da Triagem Neonatal (teste do Pezinho) de toda a rede de serviços públicos do Estado, somos o apoio nos diagnósticos das compatibilidades para os serviços de transplante. São mais de 2 milhões de exames anuais, servindo de apoio ao diagnóstico a todos os serviços de saúde do SUS, tanto de baixa como de alta complexidade. Neste ano, estamos expandindo nossa cobertura aos planos privados de saúde, com a implementação da marca HEMOAM DIAGNÓSTICOS.

O Hemoam sempre buscou assegurar, em seus serviços, a mais alta qualidade e segurança possível, assim como ter uma gestão eficiente. Fomos o terceiro Hemocentro do país a ter a certificação ISO no ano de 2000 e somos a pioneira Instituição pública do Estado que possui uma Fundação de Apoio privada que permite à gestão o ressarcimento dos serviços que são prestados aos portadores de planos privados de Saúde. A Fundação Sangue Nativo gera uma receita que corresponde a quase 30% dos valores gastos na manutenção do Hemoam, complementando o esforço do governo do Estado e fazem do Hemoam uma Instituição em que 95% de seus usuários, sejam eles doadores de sangue, pacientes ou usuários do nosso laboratório, consideram nossos serviços como Bons ou Ótimos.

Nosso princípio de trabalho é Fazer o que Precisa ser Feito e não, o que pode ser feito. Em nossa missão institucional, sempre ajustamos nosso atendimento à crescente demanda, sem que ninguém ou nenhum serviço essencial seja negligenciado. Isto muitas vezes acontece mesmo que a capacidade instalada seja superada pela

demanda. Hoje, temos dois grandes desafios, elevar o número de servidores e, com urgência concluir o Hospital do Sangue. Precisamos do apoio da comunidade amazonense.

MISSÃO: Garantir sangue e assistência à saúde, com qualidade, para salvar vidas.

VISÃO: Ser reconhecido como um Centro de Excelência em Hematologia, Hemoterapia, Ensino e Pesquisa em nível nacional.

VALORES: Ética Compromisso Social Profissionalismo Humanização Cooperação Aprendizad