HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Mestrado


Para mais informaçoes acesse aqui


O Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA/HEMOAM) dispõe do curso de Mestrado Acadêmico em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas e Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. Este programa foi instituído com a missão de propor soluções frente às dificuldades regionais ainda existentes, tanto no campo tecnológico quanto na formação de recursos humanos capacitados, a fim de implantar e implementar soluções especialmente na área da hematologia e hemoterapia, além de identificar e compreender os aspectos que permeiam a problemática no campo da saúde pública frente a realidade amazônica atual.

O PPGH-UEA/HEMOAM foi credenciado em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciando suas atividades em maio de 2013. O programa conta com uma área de concentração (Hematologia) e duas linhas de pesquisa: Hemoterapia e Hematologia.

Atualmente, o corpo docente é formado por 14 professores permanentes vinculados ao HEMOAM, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado – FMT-HVD, a Universidade Federal do Amazonas -UFAM, ao Instituto de Pesquisa do Amazonas -INPA e nacional, com a Universidade de Campinas - UNICAMP e Universidade de Goiás.

Entre as parcerias do HEMOAM com outras instituições nacionais e internacionais, destacam-se:

- Instituto Boldrini e Unicamp, como uma das instituições que participam do ensaio clínico referente ao Protocolo Brasileiro de Tratamento da Leucemia Aguda (GBTLI);

- UNIFESP, para o treinamento e qualificação de recursos humanos. Com esta instituição, desenvolvemos um Mestrado Interinstitucional via Universidade Federal do Amazonas, tendo formado oito mestres no ano de 2009. Além disso, com apoio da UNIFESP, foram consolidados os Laboratórios de Citogenética e Histocompatibilidade, através da qualificação de recursos humanos do HEMOAM. Deste 2012, as instituições estão engajadas em ações para a realização de transplante de medula óssea;

- Universidade do Estado do Amazonas, no desenvolvimento de cursos de Especialização em Hemoterapia e Hematologia, tendo sido realizado até o momento quatro cursos de especialização;

- Universidade Federal do Amazonas, na abertura de cursos de Especialização em Hematologia e Análises Clínicas;

- Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, em um estudo multicêntrico em terapia celular;

- Com o Hospital Albert Einstein e Ministério da Saúde no Programa de Banco de Sangue de Hemácias e Plaquetas raras, com a participação dos Hemocentros do Rio de Janeiro e de Santa Catarina;

- Com a rede Brasil Cord, de iniciativa do Ministério da Saúde, coordenada tecnicamente pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), com participação de 14 CPCs (Centro de Processamento Celular) localizadas nos Estados de Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Lagoa santa, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo;

- Rede acadêmico-científica de colaboração composta por alunos e pesquisadores com diferentes expertises, amplo conhecimento e vasta experiência em imuno-microbiologia e imunopatologia, a ser composta pela Fundação HEMOAM em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), através do projeto PROCAD/2018, intitulado “Rede de cooperação acadêmica em interação patógeno-hospedeiro no contexto da hematologia clínica”. Este projeto tem por objetivo a implementação e fortalecimento de novas linhas de pesquisa em imunomicrobiologia e imunopatologia no âmbito da hematologia clínica por meio de uma cooperação científico-acadêmica interinstitucional entre três instituições de ensino superior da região norte (UEA-UFAM-UFPA).

- Rede Genômica de colaboração composta por alunos e pesquisadores com diferentes expertises com o objetivo de fortalecer e compartilhar a infraestrutura do Parque Tecnológico em Genômica localizado em diversas Instituição de referência na cidade de Manaus (FMT-HDV, HEMOAM, FVS, ILMD-FioCruz Amazônia, CECON, INPA, FUAM) de forma a estabelecer estratégias colaborativas, baseadas nas áreas prioritárias em saúde do Estado do Amazonas, otimizando recursos e beneficiando a assistência à população, por meio da consolidação da pesquisa, da formação de recursos humanos, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

- Estudo de Epidemiologia de Destinatários e Avaliação de Doadores-IV-Pediátrico (REDS-IV-P) o objetivo do Programa de Estudo é avaliar e melhorar a segurança e a disponibilidade do suprimento sanguíneo, bem como a segurança e eficácia das terapias de transfusão, com atenção não apenas adultos, mas também neonatos e crianças que precisam de transfusão. Isso será conseguido com o estabelecimento de um programa multicêntrico de sete anos nos EUA e no Brasil, encarregado de realizar estudos epidemiológicos e laboratoriais em doadores de sangue e receptores de transfusão.

- Universidade de São Paulo (faculdade de Medicina) FMUSP com o objetivo de ampliar os estudos sobre a temática Covid -19 e contribuir com dados relevantes sobre a infecção por Covid-19.

Em 2021, está na décima turma de mestrado, dentre ativos e titulados, passaram pelo programa o quantitativo de 82 acadêmicos pesquisadores, e com relação ao corpo docente, contamos neste ano com 14 professores permanentes, além da participação de professores visitantes e egressos. A secretaria do mestrado funciona das 08h às 17h, de segunda a sexta. Realiza atividades de rotinas administrativas gerais e específicas relativo ao âmbito acadêmico. Atua em conjunto com as comissões e coordenação no apoio administrativo a processos seletivos anuais, bolsas de pesquisa com as agências de fomento FAPEAM e CAPES e gerencia os sistemas acadêmicos e site do programa.



Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Andrea Monteiro Tarragô
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/4644326589690231
Vice Coordenador do Programa: Prof. Dr. Nelson Abrahim Fraiji
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/5204063085335824

Localização Física e Contatos:
Local: Sala 14, Bloco A, 2º andar – HEMOAM.
Atendimento: 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Telefone: 3655-0123
E-mail: mestrado@hemoam.am.gov.br
Redes Socias:
Instagram: ppgh_uea
Facebook:ppghueahemoam
Responsável: Coordenador