Hospital do Sangue

Hospital do Sangue vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 12h30.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Laboratório de Pesquisa


Missão

Os Laboratórios de Genômica (LABGEN) e Multidisciplinar de Pesquisa têm como objetivo geral apoiar os pesquisadores e funcionários, colaboradores e estudantes internos e externos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM, bem como capacitá-los, com disponibilização de infraestrutura analítica, e apoio técnico necessário às atividades de ensino e pesquisa que envolvam técnicas de biologia molecular e diagnóstico molecular de doenças do sangue, de modo a contribuir para o desenvolvimento da assistência, apoio ao diagnóstico, pesquisa e pós-graduação do HEMOAM.


Coordenação dos Laboratórios

Na estrutura organizacional, é composto de um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coodenador (a) e um corpo técnico-científico de mestres e doutores.

Coordenador(a): Adriana Malheiro Alle Marie
Coordenador(a): Andréa Monteiro Tarragô
Corpo técnico-científico:

Andréa Monteiro Tarragô Luciana Cassa Araújo Barbosa
Nadja Pinto Garcia
Rechfy Kasem Abou Ali
Wally Victoria F. Kriger A. Sposina


Organização Geral dos Laboratórios

Os Laboratórios de Pesquisa do HEMOAM está organizado em três unidades denominadas LABGEN 1, LABGEN 2 e Multidisciplinar.

- LABGEN 1: Destinado para procedimentos Pré-PCR;
- LABGEN 2: Destinado para procedimentos de PCR RFLP e RT-PCR
- Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa: Destinado a procedimentos não moleculares.


Procedimentos Realizados

- LABGEN 1 E 2: São realizados procedimentos de rotina para diagnóstico molecular de leucemias, trombofilias, hemoglobinopatias e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de biologia molecular.
- Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa: são realizados procedimentos imunológicos como ELISA, citometria de fluxo e cultivo de bactérias e fungos.


Uso de Equipamentos de Proteção Individual

É obrigatório o uso de EPIs em todas as áreas do laboratório mesmo que o usuário não esteja realizando experimentos.


Agendamento e Utilização dos Aparelhos

Os equipamentos dos Laboratórios de genômica 1 e 2 poderão ser agendados por usuários internos e externos da instituição para qualquer procedimento a ser realizado. O agendamento (dia e horário) poderá ser feito por meio do telefone do laboratório 3655-0231 ou pessoalmente em horário comercial (08h as 12h e 13h as 17h).


Parcerias e Colaborações

Para a celebração de parcerias e colaborações em projetos, a equipe do Laboratório de Genômica solicita aos interessados, enviar versão resumida do projeto de pesquisa, contendo “Título, Resumo do projeto, Objetivos e Metodologia, Aprovação no Comitê de Ética, Fonte financiadora (se houver), Responsável pelo projeto e Participantes (Alunos, Pesquisadores e Técnicos)”.


Após a análise do projeto, deverá ser realizada reunião com toda a equipe do Laboratório de Genômica e os membros dos projetos, com o intuito de esclarecer as regras e normas a serem seguidas quanto a utilização do espaço físico e dos equipamentos.


O pesquisador responsável pela pesquisa deverá arcar com as despesas da execução do experimento (drogas, reagentes, materiais descartáveis, consumíveis dos equipamentos etc.). Caso tenha sido firmado um acordo prévio, o mesmo deverá ser apresentado a equipe técnico-científica.


O(s) funcionário(s) do Laboratório de Genômica e Multidisciplinar que participarem ativamente dos projetos desenvolvidos deverão ser incluídos como coautor (es) do trabalho. O nome dos colaboradores que participarão da publicação deverá ser claramente definido e documentado antes do início do desenvolvimento do projeto, junto à coordenação do laboratório.


Ao final do desenvolvimento do projeto, o responsável pela pesquisa deverá assumir um compromisso em citar os Laboratórios de Genômica e Multidisciplinar de Pesquisa do HEMOAM nos agradecimentos de toda produção científica (Artigos Científicos, Palestras, Pôster etc.).


Venha Colaborar conosco: +55 (92) 3655 0231
LABGEN, Fundação HEMOAM, Bloco E, 1º andar
E-mail: labgenhemoam@gmail.com