HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam qualifica profissionais do interior em hemoterapia


O treinamento visa ampliar a mão de obra qualificada em Hemoterapia, nos municípios do Estado


PUBLICADO DIA: 10/07/2023 18:31 Última atualização: 27/04/2024 09:09:54 Legenda: Alunos do interior vem em busca de qualificação profissional
Créditos: ASCOM

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acabou de qualificar profissionais de 15 cidades do interior em hemoterapia. A formação foi realizada ao longo desta semana por meio do curso “Procedimentos Técnicos Especializados de Imunohematologia”, no qual 21 profissionais participaram.

Os profissionais das áreas de biomedicina e bioquímica atuam nas unidades hemoterápicas do interior e estiveram na capital para aprofundar seus conhecimentos na parte de tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpo irregular, provas de compatibilidade sanguínea, hemocomponentes, recepção adequada das bolsas, e mais. O curso contou com o apoio pedagógico do Centro de Educação Tecnológica – Cetam.

“Temos muitas dificuldades pela escassez de mão de obra nos municípios, então esse treinamento vem para qualificar a hemoterapia da nossa região. Os participantes se tornarão técnicos em hemoterapia”, disse Elcy Figueiredo Coelho, técnica de hemoterapia, enfermeira e facilitadora do curso.

 

Elcy Figueiredo Coelho, facilitadora do curso, ensinando alunos vindos do interior do Amazonas/ Foto: Leonardo Mota (ASCOM)

 
Para Iannca Freitas Nazaré, biomédica apaixonada pela área e atuante na agência transfusional de Anori, a qualificação traz uma diversidade de conhecimentos que serão úteis no dia a dia de trabalho.

“É uma comunidade pequena? É! Mas eventualmente aparecem transfusões, e devemos estar aptos a tudo. E esse curso vai ajudar bastante atualizando nossa grade. Estamos dispostos a fazer qualquer coisa para ajudar nosso município”

 

Iannca Freitas de Nazaré veio do município de Anori em busca de qualificação na área/ Foto: Leonardo Mota (ASCOM)

Os municípios alcançados pelo curso são: Pauini, São Sebastião do Uatumã, Autazes, Tabatinga, Santo Izabel do Rio Negro, Borba, Anori, Barcelos, Lábrea, Carauari, Boca do Acre, Silves, Maraã, Humaitá e Tonantins.

 

A turma, composta por alunos de diversas regiões do Estado/ Foto: Leonardo Mota (ASCOM)

 






Paginação