HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Rede Genômica do Amazonas abre inscrições para simpósio


Rede Genômica do Amazonas abre inscrições para simpósio


PUBLICADO DIA: 28/07/2023 11:44 Última atualização: 27/04/2024 05:32:35 Legenda:
Créditos:

A Rede Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam) abriu inscrições para o 1º Simpósio de Vigilância Genômica em Saúde, que será realizado em formato online no dia 25 de agosto. A rede é atualmente coordenada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

 

O simpósio visa promover informações e atualizações sobre a utilização das ferramentas de sequenciamento genômico no âmbito da vigilância em saúde, segundo a coordenadora da Regesam, Kátia Luz Torres, que é diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon.

 

Inscrições

 

O evento é voltado a pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, tecnologistas, técnicos de nível médio, estagiários e demais interessados.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Fiocruz (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/simposioregesam). Se for o primeiro acesso no site, será necessário fazer um cadastro para realizar a inscrição.

 

As vagas são limitadas e os participantes receberão a confirmação por e-mail.

 

Temas

 

O simpósio abordará temas como “Introdução ao sequenciamento de DNA: aplicação e análise”, “Avanços na otimização da assistência e pesquisa no Estado do Amazonas no âmbito da Regesam”, “Criação de ensaios moleculares para identificação de Leishmania sp. por meio de qPCR e sequenciamento”, “Vigilância antimicrobiana em hanseníase: perspectivas na era das análises genômicas”, “Oncogenética: identificação de mutações de cânceres hereditários” e a “A importância da genômica no estudo do SARS-CoV-2 e outros vírus emergentes no Amazonas”.

 

A Regesam

 

A rede tem o objetivo de consolidar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e assistência inovadora na área de genômica e bioinformática, com foco em saúde humana, no estado do Amazonas.

 

Pesquisadores e instituições que formam a Rede atuam em estudos envolvendo vírus emergentes e reermegentes, bactérias, dentre outros microrganismos. A rede também atua em pesquisas envolvendo doenças crônicas, como o câncer, associadas ou não à genética, visando conhecer melhor a dinâmica dos agravos de saúde para o melhor enfrentamento das doenças.

 

Fazem parte da Regesam a FCecon, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz Amazônia.

 

A rede conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).






Paginação