HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam adota tecnologia que reduz riscos de complicações pós-transfusão de sangue


O novo equipamento realiza a Técnica de Inativação de Patógenos (TRP), método que reduz a transmissão de doenças pela transfusão


PUBLICADO DIA: 24/08/2023 14:45 Última atualização: 27/04/2024 06:05:38 Legenda: Hemoam é o 5º hemocentro do país a adotar o Intercept Blood System
Créditos:

Um equipamento capaz de inativar vírus, bactérias e protozoários nas bolsas de sangue está em fase de implementação pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

O Hemoam é o 5º hemocentro país a adquirir a tecnologia, chamada de Intercept Blood System. O equipamento está sendo incorporado à rotina do setor de fracionamento do Hemoam para eliminar contaminações nas plaquetas – componente do sangue utilizado principalmente para tratar complicações provocadas pelo câncer e doenças crônicas do sangue, além de cirurgias cardíacas.

O biomédico e gerente de fracionamento da instituição, Marcelo Reis, destaca que o equipamento eleva ainda mais o nível da segurança transfusional no Estado.

“Podemos ter bactérias dentro das bolsas de plaquetas oriundas tanto do manuseio das bolsas quanto do organismo do doador. A partir dessa inativação a gente vai conseguir eliminar o crescimento bacteriano se houver e isso vai possibilitar uma transfusão mais segura e com menos possibilidade de complicações pós-transfusão para os pacientes”, explica Reis.

Tecnologia atua na inativação de patógenos que podem estar presentes no sangue. Foto: Leonardo Mota (ASCOM)

O farmacêutico acrescentou que o processo é bem simples. As bolsas de plaquetas são expostas a um raio ultravioleta (UVA) cujo alvo específico é o DNA e o RNA. Essa tecnologia leva à inativação dos patógenos.

“O Hemoam tem sempre essa preocupação de estar implantando novas tecnologias, sempre buscando melhorias em prol do paciente, essa é nossa visão de qualidade e reflete muito no nosso objetivo, que é a distribuição dos hemocomponentes com segurança e qualidade,” acrescentou.

 

Treinamento - A equipe de Fracionamento do Hemoam está recebendo treinamento para a utilização da nova tecnologia, que estará em funcionamento até o final deste mês.

A tecnologia deve entrar em funcionamento ainda neste mês de agosto. Foto: Leonardo Mota (ASCOM)

A plaqueta – é um componente do sangue responsável pela hemostasia, mantendo a coagulação sanguínea. Elas beneficiam especialmente aqueles pacientes em tratamento de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, vítimas de trauma, pacientes de cirurgias cardíacas, hemorragias graves, entre outros. Só em 2022 o Hemoam distribuiu 23.985 bolsas de plaquetas para hospitais da capital e do interior.






Paginação