HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Setembro Dourado: Diagnóstico precoce é a melhor forma de lidar com câncer infantojuvenil


Estatísticas apontam que em 2023 a média de casos novos subiu no Amazonas


PUBLICADO DIA: 12/09/2023 15:15 Última atualização: 27/04/2024 09:25:12 Legenda:
Créditos:

De janeiro a julho de 2023, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) já diagnosticou 35 novos casos de leucemia no público de 0 a 19 anos. Os indicadores apontam uma média de cinco casos mensais e um sensível aumento em relação a 2022 quando a média foi de quatro novos pacientes por mês.

Os dados não são alarmantes, mas acendem um alerta neste Setembro Dourado para a importância do diagnóstico precoce, segundo avaliou a diretora clínica do Hemoam, a hematologista pediatra Dra. Cinthia Albuquerque.

“Precisamos falar dos sintomas e reforçar que o câncer tem cura, e a melhor chance está no diagnóstico precoce”, destacou a especialista, ao citar que a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é o câncer mais comum no público infantojuvenil.

Segundo pesquisa realizada pelo Hemoam, pelo menos 68,45% dos casos de LLA ocorre em indivíduos de 0 a 19 anos. “A LLA é, dentro do grupo das leucemias, o câncer com maior taxa de cura e o diagnóstico é decisivo para elevar as chances para até 85%”, reforçou Dra. Cinthia.

Diagnóstico Precoce – O diagnóstico precoce compreende o tempo entre a aparição dos sintomas, o diagnóstico e o inicio do tratamento.

Além de aumentar as chances de cura do paciente, esse cuidado representa, na maioria das vezes, menos tempo de tratamento e menos custos.

“Quando o caso é confirmado, nosso protocolo é iniciar em até 24 horas o tratamento desse paciente“, informou a Dra. Cinthia.

Alguns sintomas requerem avaliação de um médico: anemia persistente, manchas na pele de causa desconhecida, febre persistente, aumento da região abdominal, palidez e indisposição.

“Um simples hemograma pode indicar se há alterações nas plaquetas e levantar a suspeita de uma leucemia”, completou.

O Hemoam é referência no diagnóstico e tratamento das leucemias. Atualmente a fundação acompanha mais de 160 casos de câncer em pacientes infantojuvenis. Mais de 80% correspondem a LLA e o restante se divide entre Leucemia Mieloide Aguda, linfoma e Leucemia Mieloide Crônica.

Setembro Dourado – A campanha Setembro Dourado tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a detecção precoce dos tumores infantojuvenis.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. O número de casos novos estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos.

O Hemoam e o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) preparam uma programação especial para o dia 18 de setembro, em alusão ao Setembro Dourado. Na ocasião, haverá uma blitz na área externa do Hemoam e nas dependências do órgão e o Sino da Cura, que simboliza a alta de pessoas em tratamento oncológico.

 






Paginação