HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

Hemoam sedia evento inédito sobre segurança do paciente em ambientes hospitalares


Fundação é a idealizadora do projeto que conta com a participação de quatro unidades hospitalares e apoio da FVS


PUBLICADO DIA: 12/09/2023 15:21 Última atualização: 27/04/2024 05:28:35 Legenda:
Créditos:

Nesta terça-feira (12/09), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) sediou o 1º Roadshow sobre Segurança do Paciente no Amazonas. O evento inédito reuniu representantes de várias unidades hospitalares e instituições ligadas à saúde no Amazonas.

 

Com apoio da Fundação Vigilância em Saúde (FVS), o evento itinerante é idealizado pelo Hemoam e envolve outras três unidades de Manaus: Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital Delphina Aziz. O objetivo é compartilhar experiências exitosas em relação a protocolos de segurança visando o cuidado e bem estar do paciente.

 

A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, falou da importância do evento;

 

“É um tema importante onde não apenas o paciente ganha, mas também o estado. Quando o cuidado ao paciente acontece sem eventos adversos, nós, além de fazermos um atendimento efetivo, reduzimos os custos e podemos investir mais ainda no cuidado do paciente. Então essa política da segurança precisa ser implementada cada vez mais”, comentou.

 

Socorro Sampaio, diretora-presidente do Hemoam

 

Segundo dados do Anuário do Programa Nacional de Segurança do Paciente, 15% dos recursos hospitalares são destinados a erros e incidentes dentro das unidades.

 

O diretor técnico da FCecon, Marco Antônio Rocha, falou sobre os impactos do evento na rotina dos hospitais;

 

“Os eventos adversos têm um enorme impacto na assistência e essas instituições participantes estão focadas na assistência, então esse tema é muito caro pra gente, é importantíssimo. É um evento inédito, agradeço a iniciativa do Hemoam e espero que em breve seja estendido para todos os hospitais”, afirmou.

 

A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-RCP, Evelin Campelo, afirmou que as unidades participantes são referência na segurança do paciente;

 

“A ideia é que o evento faça um compartilhamento entre hospitais que têm práticas positivas na segurança do paciente. Então as instituições que fazem parte da organização do roadshow agem como aglutinadoras das unidades de saúde, facilitando a comunicação nesse evento grandioso que trata desse tema tão importante”.

 

O evento também é uma celebração dos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente e do Dia Mundial da Segurança do Paciente, que é 17 de setembro.

 

Os quatro hospitais que compõem o evento abrirão suas portas, com  programações exclusivas, para apresentar suas práticas de segurança do paciente e disseminar a cultura de segurança. A ação ocorrerá semanalmente em quatro datas, iniciando nesta terça-feira (12/09) e encerrando no dia 03 de outubro de 2023.

 






Paginação