HEMOAM Hospital

O HEMOAM Hospital vai aumentar em até seis vezes a capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas, saiba mais.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h às 18h.
Maternidade Ana Braga: Temporariamente fechado.

Agende sua Doação

O AGENDAMENTO PELO SITE ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO. PARA AGENDAR SUA DOAÇÃO LIGUE PARA:
3655 0166 OU 984319920 (WHATSAPP)

Hemoam > Notícias

O curso sobre Coagulograma reúne acadêmicos e profissionais da área de saúde


Capacitação reuniu aproximadamente 70 participantes


PUBLICADO DIA: 19/06/2018 13:01 Última atualização: 19/03/2024 07:44:59 Legenda:
Créditos:

Aproximadamente 70 acadêmicos e profissionais da área de saúde participaram do curso Coagulograma - Diagnóstico Laboratorial dos Distúrbios Hemorrágicos, promovido pela Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo e realizado na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A capacitação ocorreu entre os dias 13 e 16 de junho.

O objetivo do curso era promover a capacitação na compreensão da fisiologia da hemostasia e diagnóstico laboratorial dos distúrbio hemorrágico. A capacitação foi realizada em duas etapas: Curso Teórico, que reuniu mais de 34 pessoas, e o Curso Prático que teve mais de 30 participantes. As Farmacêuticas Bioquímicas Hedylamar Marques e Marcela Neves, ministraram os assuntos para os participantes.

A Farmacêutica Bioquímica Mestre, Hedylamar Marques, ressaltou a importância do curso para os acadêmicos e profissionais da área de saúde. “Além da base teórica da fisiologia da hemostasia dos distúrbios de coagulação, houve também uma parte prática importante, em que os estudantes e profissionais, puderam aplicar a técnica durante a aula e saber das particularidades dos exames, os cuidados que se tem que ter com a amostra e principalmente a parte de interpretação, o que fazer nos casos que esses exames apresentam alterações e quais caminhos tomar dentro do próprio laboratório”. ressaltou a Dra. Hedylamar.

O curso de curta duração abordou os seguintes assuntos: Fisiologia da hemostasia; Fisiopatogenia e Diagnóstico Laboratorial das seguintes doenças: Hemofilias A e B, Doença de Von Willebrand, Púrpura Trombocitopênica Imunológica (PT); Realização e interpretação dos exames laboratoriais pré-operatórios e de diagnóstico das doenças hemorrágicas: TS, TC, Prova do Laço; RC; Contagem de Plaquetas, TP, TTPa e TT.

 






Paginação