Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam > Notícias

Colaboradores do Hemoam participam do Curso de Libras Instrumental para Profissionais da Saúde


Ao término do curso os alunos receberão certificado do Ministério da Saúde.


PUBLICADO DIA: 10/08/2018 16:04:58 Última atualização: 17/08/2019 19:57:46 Legenda:
Créditos:

Mais de 80 colaboradores da Fundação Hemoam participam do ‘Curso de Libras Instrumental para Profissionais da Saúde’, do projeto Itinerário do Saber (ETSUS), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A capacitação é voltada para profissionais de nível médio, técnico e superior da área da saúde dos diversos níveis de assistência. A intérprete de libras e fonoaudióloga, Carla Neves, ministra os assuntos para os participantes. As aulas ocorrem no período de julho a setembro de 2018.

O curso é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que atua em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e com a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS).

A capacitação é realizada na modalidade presencial, com carga horária de 60 h e dois encontros semanais. As aulas ocorrem na sala 10, 1º Andar, Bloco E da Fundação Hemoam. O objetivo é apresentar as políticas de saúde relacionadas à pessoa com necessidades especiais, com deficiência auditiva, além de discutir e construir o papel do profissional de saúde para o cuidado ao indivíduo surdo, proporcionando acessibilidade aos serviços de saúde.

A intérprete de libras e fonoaudióloga, Carla Neves, ressaltou que o Hemoam é o primeiro hospital dentro do estado do Amazonas a receber o projeto. “O objetivo é capacitar esses profissionais para receber esse usuário e oferecer a ele um serviço de qualidade, com uma comunicação de qualidade, para que ele possa ser atendido nas suas necessidades básicas” explicou Carla.

O curso está abordando os seguintes assuntos: Educação dos Surdos no Brasil e História de Libras; História das pessoas com deficiências, Alfabeto Manual; Números cardinais, ordinais e quantidade, Vocabulário/Léxico da Libras, Noções temporais/Dias da semana/Meses do ano, Tipos de frases; Vocabulário léxico: Profissões relacionadas à saúde; Acolhimento, identificação e orientações específicas no atendimento ao Deficiente Auditivo (D.A.); Atendimento nos procedimentos em saúde; Orientações sobre hábitos alimentares e Orientações na alta do paciente. Ao término do curso os alunos receberão certificado do Ministério da Saúde.

 

 

 






Paginação