Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam > Notícias

Palestra ‘Coleta de Hemácias Duplas por Aférese’ reúne profissionais da área de saúde do Hemoam


Mais de 20 colaboradores participaram na ocasião.


PUBLICADO DIA: 17/08/2018 11:28:54 Última atualização: 16/09/2019 03:59:01 Legenda:
Créditos:

Servidores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) participaram da palestra ‘Coleta de Hemácias Duplas por Aférese’, realizada em parceria com a CEI – Tecnologia a Serviço da Saúde. O coordenador do Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos, Nixon Ramos da Silva, ministrou o assunto para os participantes, nesta quinta-feira (16/8), das 9h30 às 11h30, na sala 10, 1° andar, Bloco E da Fundação Hemoam.

Objetivo da palestra é mostrar as vantagens e os benefícios da coleta de hemácias duplas por aférese e otimizar a vinda do doador. Entre os servidores da Fundação Hemoam que participaram da orientação, estão os médicos, enfermeiros e profissionais da hemoterapia. Mais de 20 colaboradores participaram na ocasião.

O coordenador do Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos, Nixon Ramos da Silva, ressaltou o intuito da palestra e reforçou que o procedimento de coleta de hemácias duplas nos equipamentos por aférese, sai da maneira convencional de doar sangue, trazendo assim algumas vantagens para os hemocentros, conseguindo otimizar a vinda do doador. “Esse tipo de procedimento é importante principalmente para os tipos sanguíneos que tem uma falta muito grande, esse é o foco da hemácia dupla, resolvendo esse problema vou melhorar o meu estoque de maneira mais racional e esse é objetivo”, explicou.

A chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga, frisou que é muito importante a coleta de hemácias duplas por aférese e citou como exemplo os tipos sanguíneos raros, hemácias raras. “Um paciente não precisa só de uma unidade de hemácia, geralmente quando ele vai transfundir precisa de duas unidades, então é importante que você tenha esse tipo de procedimento, até mesmo para os pacientes hematológicos”, informou a Dra. Socorro.






Paginação