Hospital do Sangue

Ajude a Salvar Vidas com a conclusão das obras do Hospital do Sangue do Amazonas. Faça sua doação. Clique aqui.

Horário

Hemoam: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Maternidade Ana Braga: Segunda a sexta, das 8 às 13h.

Agende sua Doação

Após sua segunda doação, você já pode fazer o seu agendamento. Clique aqui

Hemoam > Notícias

Hemoam qualifica profissionais da Hemorrede do Estado


Aproximadamente 70 pessoas participaram da capacitação


PUBLICADO DIA: 25/04/2019 16:30:33 Última atualização: 23/05/2019 16:01:46 Legenda:
Créditos:

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou nos dias 23 e 24, o curso “Biossegurança e Gestão e Manejo de Resíduos Hemoterápicos”, para os profissionais que fazem parte da Hemorrede do estado. O evento foi realizado em conjunto com a Comissão de Controle de Qualidade e Fiscalização (CCQF) e Departamento do Ciclo do Sangue (DCS) da Fundação. Os palestrantes Mario Sérgio, Gerente da Qualidade e Maria Gorete Simões, Subgerente de Resíduos e Lavagem e Esterilização, ministraram os assuntos para os participantes. A palestra aconteceu no auditório da instituição.

O objetivo da capacitação foi orientar os profissionais sobre o processo de prevenção e segurança no ambiente de trabalho, conforme exigências da portaria 3.204 de 20/10/2010 do ministério da saúde. O treinamento é realizado anualmente e propõe criação e instalação de uma comissão de biossegurança dentro das instituições, com profissionais treinados e qualificados para realizar essas inspeções.

“O Hemoam, como hemocentro coordenador, oferece treinamentos para os profissionais da Hemorrede, para que eles saibam evitar esses riscos que ocasionam doenças ocupacionais.”, afirmou Maria Ivaldete Siqueira, Gerente de Ensino do Hemoam.

Para Mario Sérgio, a Biossegurança é um processo de conscientização contínua. “Nós temos que estar todo tempo orientando esses servidores nas questões de segurança dentro do trabalho, para que eles tenham consciência dos riscos que existem dentro de um laboratório. Alguns testes, se não forem realizados cuidadosamente, podem causar infecções graves para saúde, até mesmo uma doença irreversível. Mas, com prevenção e segurança podemos evitar essas enfermidades mais graves”. Afirmou o gerente da qualidade.

“Nós realizamos com esses profissionais uma retrospectiva geral sobre gestão ambiental de resíduos da Fundação Hemoam. A importância da geração, manuseio e descarte adequado dos resíduos, e o envio das planilhas, porque eles enviam materiais usando programas. Promovendo interação com as unidades externas que fazem parte deste grupo, de acordo com a RDC 222/2018”, ressaltou Maria Gorete Simões.

Anteriormente, nos dias 11 e 12 de abril, o curso “Transporte e Armazenamento de Componentes Sanguíneos”, reuniu cerca de 90 profissionais da Hemorrede, a qualificação foi voltada para os profissionais do setor de transporte.

Texto: Karol Maia






Paginação